Ébola: Trabalhadores de aeroportos portugueses alarmados e com falta de informação
18 de Agosto de 2014
Os trabalhadores dos aeroportos portugueses denunciam falta de informação e formação sobre o Ébola, dando sinais de alarmismo e preocupação face à possibilidade de serem confrontados com um passageiro infetado e não saberem como agir nem como se precaver.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação (SITAVA) dá conta desta preocupação, extensível à generalidade dos milhares de trabalhadores que exercem funções nos aeroportos, em especial nos que acolhem voos e passageiros provenientes de países de maior risco no que respeita ao vírus Ébola.
«Desconhecemos se a bordo desses aviões há realmente precauções que tenham sido tomadas, o certo é que os passageiros circulam depois nos aeroportos sem que o pessoal de terra saiba minimamente como lidar com essas situações, nem precaver-se delas», disse o sindicato numa carta dirigida ao presidente do INAC (Instituto Nacional da Aviação Civil).
Nessa missiva, enviada com conhecimento ao Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, os trabalhadores alertam que a ausência de proteção «quase total» a que estão sujeitos – em todas as áreas, desde as operacionais até às de comércio – tem causado perplexidade e receios, «uma vez que não se conhecem medidas de (in)formação e prevenção».
Em declarações à “Lusa”, Armando Costa, do SITAVA, defendeu que «esta situação não pode ser tratada de forma leviana, tem que ser com formação e informação adequada aos trabalhadores».
«Percebemos que é possível avaliar um sintoma a uma distância curta, mas é importante haver uma informação adequada, para que os trabalhadores possam ter respostas finais, não alarmistas, que tenham informação sobre os perigos que correm e como agir», considerou.
Confrontado com declarações antigas da DGS, segundo as quais os funcionários que fazem check-in, embarque e desembarque fazem «um controlo» dos passageiros e «acionam o protocolo» se encontrarem sinais de doença, Armando Costa rejeitou-as.
Segundo o sindicalista, estes trabalhadores não receberam quaisquer orientações ou ações de formação para saberem fazer esse controlo.
Admitindo que o pessoal de bordo possa ter a formação adequada para lidar com esse tipo de situação, Armando Costa diz que a verdade em terra é que «um passageiro no aeroporto anda livremente e ninguém sabe o que fazer».
Quanto ao referido «protocolo» Armando Costa ironiza e diz que este consiste num documento, afixado entre horários e outras informações, «que diz quais os sintomas do Ébola e diz, de forma genérica, que se alguém encontrar esses sintomas deve chamar um supervisor e este depois avaliará».
«Devia haver mais cuidado. Isto é uma forma leviana de tratar as coisas», lamentou o sindicalista, sublinhando que a única coisa que os trabalhadores pedem é que lhes sejam prestados esclarecimentos e informações pessoalmente, para ficarem «descansados e saberem como agir, de forma racional».
Para o SITAVA isto é tão simples como fazer um «briefing de 20 minutos com os trabalhadores».
«É só isto que exigimos, nada mais», sublinhou.