EFPIA: “Aguardamos com expetativa a oportunidade de trabalhar com as instituições da União Europeia” 211

A Federação Europeia de Associações e Indústrias Farmacêuticas (EFPIA) já se pronunciou em relação à divulgação das orientações políticas para o próximo mandato da Comissão Europeia (2024-2029).

“Congratulamo-nos com a ambição de apoiar as ciências da vida europeias através de uma estratégia específica para as ciências da vida, incluída nas Orientações Políticas e apresentada hoje ao Parlamento Europeu pela Presidente von der Leyen”, declarou, Nathalie Moll, diretora geral da EFPIA, ontem, em comunicado. Para a responsável, esta estratégia, que inclui planos para uma nova Lei da Biotecnologia, “é uma parte importante do esforço mais vasto para aumentar a competitividade europeia nos próximos cinco anos”.

A chave para atingir estes objetivos será “o desenvolvimento de políticas e legislação coerentes e de apoio, incluindo a revisão da legislação farmacêutica”. Por isso, Nathalie Moll refere que “aguardamos com expetativa a oportunidade de trabalhar com as instituições da União Europeia para apresentar uma estratégia no domínio das ciências da vida que possa transformar a competitividade da Europa”.

Um ecossistema europeu próspero para a investigação e o desenvolvimento “não só ajudará a Europa a manter-se competitiva a nível mundial, como também poderá impulsionar a saúde e a resiliência económica e garantir a manutenção de empregos altamente qualificados na região”.

Nathalie Moll destaca, em particular, “a ambição de a Europa estar na vanguarda da investigação sobre a resistência antimicrobiana, que será fundamental para salvar milhares de vidas em toda a Europa nas próximas décadas”.