Eleições OF: Catarina Dias propõe a criação do ‘Clube do Especialista’ 356

A lista E, liderada por Catarina Dias, apresenta-se às eleições para o Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos, tendo como concorrente a Lista F, de Cidália Almeida da Silva.

Catarina Dias, se vencer, será uma ‘repetente’ nestas andanças, na medida em que é membro do atual Conselho do Colégio de Especialidade em Farmácia Comunitária.

Para os elementos da lista E, “os Especialistas em Farmácia Comunitária enfrentam vários desafios que dificultam a sua plena afirmação e a valorização” da carreira.

Neste sentido, apontam “a ausência de programas consistentes de formação contínua que nos permitam estar mais capacitados para lidar com as mudanças no panorama da saúde”, bem como “a falta de clareza nos critérios de acesso às especialidades gera dificuldades adicionais. Além disso, a carência de normativos e orientações profissionais atualizadas dificulta a adaptação às novas realidades da prática farmacêutica, como a gestão avançada de doentes crónicos, a integração de novas tecnologias e a prestação de serviços diferenciados”.

Para superar estes obstáculos, a Lista E, segundo o seu programa eleitoral, propõe as seguintes estratégias, segundo o programa da sua lista.

 

Programa de capacitação e de carreira

“Um Programa de Capacitação contínua, em associação com um Plano de Carreira para Farmacêuticos Comunitários e Diferenciação de Especialistas. Desenvolveremos igualmente um Programa de Acesso à Especialidade, com critérios de ingresso uniformizados, que potencie a capacidade de os farmacêuticos desempenharem um papel central no acompanhamento da jornada de saúde de cada utente e a reforce a nossa notoriedade junto dos utentes e outros profissionais de saúde.”


Alinhamento com as novas realidades

“Atualizaremos normativos e orientações profissionais, alinhando-os com as novas realidades da prática farmacêutica e as exigências atuais do sistema de saúde.”

 

Um ‘Clube do Especialista’

“Criaremos o ‘Clube do Especialista’, um espaço de partilha e reflexão, onde os colegas possam discutir temas emergentes, trocar experiências e desenvolver novas capacidades e novos serviços farmacêuticos. Esse clube será fundamental para promover a coesão da classe, impulsionar a evolução do farmacêutico comunitário e garantir a valorização do nosso trabalho e da nossa especialidade.”

A criação do ‘Clube do Especialista’, que se tornará um centro de aprendizagem e inovação, “será a base do nosso trabalho”, declaram os elementos da Lista E

 

Lista E

Segundo o portal da Ordem dos Farmacêuticos, a lista é constituída por:

  • Presidente: Catarina Isabel Correia Dias (CP 16191)
  • Sílvia Alexandra da Mota (CP 13100)
  • Tiago Miguel Macieira Nunes (CP 13256)
  • Ana Micaela Das Neves Daniel Luís (CP 13329)
  • Mónica Rodrigues Gomes (CP 14859)
  • Sara Cristina Loura Melfe Afonso (CP 21204)
  • Sandra Margarida Bento Magro (CP 21461)

 

As eleições

As eleições para os órgãos nacionais e regionais da Ordem dos Farmacêuticos vão decorrer entre os dias 1 e 8 de fevereiro de 2025.

O sufrágio vai decorrer exclusivamente com recurso ao voto eletrónico, através de uma plataforma específica que garante a autenticidade e o caráter secreto do voto de cada eleitor, bem como a auditabilidade de todo o processo eleitoral.