
Entre 1 e 4 de fevereiro votaram 3.685 farmacêuticos para as eleições da Ordem dos Farmacêuticos (OF), de acordo com dados divulgados no portal da OF.
A Ordem apela ao voto dos farmacêuticos, sendo que, se ainda não votou e é membro efetivo da OF ou ativo isento de pagamento de quotas ou ainda membro correspondente presente nos Cadernos Eleitorais, pode ainda votar:
- Eletronicamente, até às 16 horas de dia 8 de fevereiro.
- No último dia de votação (8 de fevereiro), entre as 10h e as 16h, numa mesa de voto em cada uma das sedes das secções e delegações regionais (voto também será eletrónico).
Após o encerramento das Mesas de Voto, a Assembleia Geral de Apuramento irá proceder à contagem dos votos. Os resultados oficiais das eleições para os Órgãos Sociais da OF no triénio 2025-2027 devem ser conhecidos ao final do dia 8 de fevereiro.
Quem vai a votos
O atual bastonário, Helder Mota Filipe, encabeçar a lista única (A) concorrente aos órgãos nacionais da OF.
A nível regional, registam-se também candidaturas únicas à Secção Regional do Norte (SRN-OF) e à Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF). No norte, o atual presidente da direção, Félix Carvalho (Lista M), lidera a lista única candidata aos órgãos da SRN-OF; na SRSRA-OF a lista única candidata é liderada por Humberto Martins (Lista N), integrando também os dois candidatos à Delegação Regional dos Açores e da Madeira, Bruno Borges e Martinha Garcia, respetivamente. Apenas a Secção Regional do Centro regista duas listas candidatas a sufrágio, lideradas pelos farmacêuticos Lúcia Santos (Lista L) e Nuno Duro (Lista J)
O ato eleitoral inclui ainda a escolha dos membros dos Conselhos dos Colégios de Especialidade da OF, com duas listas candidatas aos Colégios de Especialidade de Farmácia Comunitária – lideradas pelas farmacêuticas especialistas Catarina Dias (Lista E) e Cidália Silva (Lista F) –, de Análises Clínicas e Genética Humana – encabeçadas pela atual presidente, Leonor Correia (Lista B), e Henrique Reguengo (Lista C) – e de Indústria Farmacêutica –, presididas por José Vera-Cruz (Lista H) e pela atual presidente, Paula Teixeira (Lista I). Os Colégios de Especialidade de Farmácia Hospitalar e de Assuntos Regulamentares apresentam-se a sufrágio com listas únicas, lideradas por Luísa Rocha (Lista G), no caso da Farmácia Hospitalar, e Teresa Carvalho (Lista D), que procura renovar o mandato na presidência do Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares.