Liderada por José Vera-Cruz, a Lista H, com o lema, ‘O Futuro é Hoje!’, é uma das que se apresenta à eleições para o Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos, a par da Lista I, liderada por Paula Teixeira.
No seu programa eleitoral, os elementos da lista revelam que aquilo que os motiva é a “reflexão sobre as mudanças e inovações necessárias no nosso Colégio, na forma como discutimos assuntos de relevo dentro da Ordem dos Farmacêuticos e como defendemos, sempre, o interesse dos Especialistas”.
Neste sentido, declaram que “focamo-nos em elementos-chave: formação, cooperação, valorização profissional, inovação, como motores para o trabalho a desenvolver em prol de, e sempre em conjunto com os Especialistas”.
Quanto aos objetivos do programa, a Lista H expressa que, “por meio de ações concretas, alinhadas com as necessidades do setor, e à luz do contexto atual, procuramos, não apenas conferir a robustez necessária à Indústria Farmacêutica, mas também potenciar uma profissão respeitada, inclusiva e comprometida com a saúde pública e o bem-estar global”.
Posto isto, a Lista H propõem-se ao seguinte:
Valorização Profissional, Ética e Fortalecimento da Classe (Colaboração)
- “Criação de Rede de Especialistas: Incentivar o networking e a colaboração entre farmacêuticos especializados em diferentes áreas, com foco em fortalecer os laços entre profissionais. Fomentar as discussões técnicas, de problem solving, e as partilhas de experiências em eventos organizados ao longo do ano.
- Constituição de Programas de Excelência Profissional: Desenvolver programas para reconhecer os melhores exemplos de práticas de excelência dentro da Indústria Farmacêutica, motivando os profissionais a buscar sempre o melhor. Criar guias de conteúdos orientativos para suportar a preparação dos novos Especialistas no seu percurso.
- Desenvolvimento de Competências: Trabalhar com os Especialistas e com o Conselho para a Qualificação e Admissão (CQA) da OF, no sentido de desenvolver, propor e fazer aprovar pelo menos uma competência específica para a área farmacêutica industrial, como parte da certificação contínua dos profissionais.
- Estabelecimento de parcerias com outras associações e grupos profissionais: Trabalhar com outras associações/ colégios estrangeiros, nomeadamente em Espanha, no sentido do estabelecimento de um protocolo de partilha de informação e cooperação, através da promoção da formação contínua dirigida aos profissionais da Indústria, de estágios preparatórios para a obtenção do título de Especialista, bem como com divulgação de cursos realizados em cada um dos países. Tão importante, estabelecer um protocolo de trabalho para a promoção do reconhecimento e da defesa da Especialidade nos países visados.
- Defesa junto da Direção Nacional: Como órgão consultivo da DN, pretendemos ser uma equipa de total apoio à DN nas temáticas da Indústria Farmacêutica, internamente à estrutura da OF ou fora desta, e dentro ou fora das fronteiras do país. Contudo, pretendemos ser, também, uma voz ativa de defesa do Especialista, enquanto profissional de exceção na Indústria Farmacêutica, nas suas mais diversas valências, e encontrar as formas e meios de valorização do profissional de Indústria. Advogaremos pela atualização de novas normas e regulamentações, na forma e tempo que favoreça a atividade do Farmacêutico de Indústria.
- Reforço do compromisso com a ética profissional: Advogar o total compromisso do profissional com a ética, através de campanhas de conscientização sobre práticas transparentes e responsáveis, bem como informativas para o bom cumprimento, pelo profissional de Indústria, do seu código deontológico.”
Qualificação Contínua e Excelência Profissional
- “Formação Contínua e Capacitação: Propor cursos e programas de capacitação contínua, que incluam tópicos sobre a nova regulamentação farmacêutica, avanços tecnológicos, temas chave nas áreas de produção e de qualidade, e boas práticas no setor farmacêutico. Manter as atividades formativas de sucesso, com especial enfoque nas iRACI e na RACI, evento chave de partilha de conhecimento, networking e socialização.
- Mesas Redondas e Grupos de Discussão: Criar eventos para discutir desafios e soluções de problemas reais, com participação ativa de Especialistas, incentivando a troca de conhecimento entre os membros da Indústria. Fomentar a realização destes fóruns de discussão no seio das empresas, criando oportunidades de aprendizagem de novas práticas e conhecimento de diferentes realidades, procurando encontrar sinergias e complementaridades.
- Programas de Preparação de Especialistas: Criar guidelines e programas para estudo e preparação dos associados no seu percurso de candidatura ao título de Especialista, ajudando a focar nos temas mais relevantes, mas também nos requisitos mínimos obrigatórios para uma certificação com sucesso.
- Programas de Mentoring: Implementação de um programa de mentoring para profissionais em início de carreira, promovendo a troca de experiências com Especialistas na Indústria Farmacêutica, de maior experiência.
- Parcerias com Faculdades e Universidades: Influenciar a criação de planos de estudo alinhados com as necessidades da Indústria Farmacêutica, bem como de programas de estágios, focados em proporcionar aos recém-formados uma transição mais eficaz para o mercado de trabalho na Indústria Farmacêutica.
- Encontro Internacional de Farmacêuticos de Indústria: Desenvolver a base para a criação de um programa de suporte à realização de um evento internacional dedicado aos Farmacêuticos de Indústria e às temáticas técnico científicas de maior relevo para a Indústria Farmacêutica nos países envolvidos.”
Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão
- “Iniciativas de Sustentabilidade: Promover e fomentar a implementação de práticas sustentáveis nas empresas farmacêuticas, com foco na redução de emissão de gases poluentes, integração de fontes de energia renováveis, redução de resíduos e desperdício e no aumento da responsabilidade social corporativa. Influenciar a Indústria Farmacêutica a contribuir para a redução de impactos ambientais e para o aumento da responsabilidade social corporativa, através de campanhas direcionadas.
- Promoção da Inclusão e Participação ativa: Incentivar a inclusão de diferentes géneros, idades, etnias e origens geográficas, assegurando um ambiente mais representativo no Conselho do Colégio.”
Referência Técnico-Científica e Inovação Tecnológica:
- “Eventos Científicos: Organizar eventos de relevo, com a participação de Especialistas de renome, para promover a atualização técnica e científica dos profissionais da Indústria.
- Promoção da Inovação: Patrocinar e/ ou divulgar ativamente iniciativas que incentivem a investigação e o desenvolvimento científicos, bem como a aplicação ou desenvolvimento de tecnologias farmacêuticas inovadoras. Apoio a parcerias entre empresas farmacêuticas, instituições académicas e centros de investigação.”
Lista H
De acordo com o portal da OF, eis os elementos que constituem a lista:
- Presidente: José Jorge Paulino Pereira Vera-Cruz (CP 12040)
- Lígia Paula Fontes Teixeira Dos Santos Póvoa (CP 12041)
- Ricardo Jorge Dos Santos Lima (CP 12415)
- Sónia Maria Salta Rei (CP 12639)
- Liliana Cláudia Alves Marques (CP 19104)
- Pedro Daniel Gonçalves de Almeida Marques (CP 21146)
- António Nicolau Igreja Sottomayor Negrão Figueiredo (CP 23434)
As eleições
As eleições para os órgãos nacionais e regionais da Ordem dos Farmacêuticos vão decorrer entre os dias 1 e 8 de fevereiro de 2025.
O sufrágio vai decorrer exclusivamente com recurso ao voto eletrónico, através de uma plataforma específica que garante a autenticidade e o caráter secreto do voto de cada eleitor, bem como a auditabilidade de todo o processo eleitoral.