Eleições OF: Paula Teixeira quer fortalecer “a posição dos farmacêuticos especialistas enquanto Qualified Person” 287

Candidata ao Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos para o triénio 2025-2027, pela Lista I, Paula Teixeira, se vencer, assumirá o segundo mandato como presidente deste conselho. A farmacêutica enfrenta a Lista H, liderada por José Vera-Cruz.

“Tendo como mote no primeiro mandato iniciado em 2022, + Farmacêuticos, Melhor Indústria, dedicámo-nos ao crescimento do número de farmacêuticos especialistas, mantendo um elevado nível de exigência na qualificação e apostando no enorme potencial dos jovens profissionais”, refere Paula Teixeira, numa mensagem, no programa eleitoral da sua lista.

Volvido este mandato, “é essencial continuar a preparar as novas gerações de farmacêuticos especialistas para atender às crescentes necessidades do mercado, impulsionado pelo surgimento de novas unidades de produção em Portugal e pelo desenvolvimento de áreas emergentes que necessitam de profissionais altamente qualificados como ‘Qualified Person’ (QP)”.

Neste sentido, a candidata lembra que “nos últimos três anos, aprovámos em exame mais de 40 novos farmacêuticos especialistas, a maioria jovens com grande potencial. Este esforço garante que a indústria farmacêutica disponha de um número adequado de profissionais elegíveis para QP, preservando os princípios de rigor e acessibilidade à profissão que norteiam a Ordem dos Farmacêuticos, sempre com o propósito maior de servir os utentes e a sociedade como um todo”.

 

Capacitar uma nova geração

O projeto que suporta a Lista I “procura que o Conselho de Indústria se mantenha uma referência na preparação e capacitação de uma nova geração de farmacêuticos especialistas, capazes de atender às exigências e à competitividade do mercado, pautado por desafios, mas sobretudo rico em oportunidades”. Assim sendo, segundo o seu programa eleitoral, apresenta o seguinte plano de ação:

  • Promover junto dos farmacêuticos a candidatura ao Título de Especialista em Indústria Farmacêutica, fortalecendo a posição dos farmacêuticos especialistas enquanto Qualified Person.
  • Reforçar a formação contínua.
  • Rever o regulamento dos Colégios de Especialidade e as Normas para Atribuição do Título de Especialista em Indústria Farmacêutica, bem como publicar do Guia de Preparação.
  • Organizar eventos formativos e fóruns participativos para fortalecer competências e discutir desafios futuros.
  • Expandir a atuação em fóruns internacionais, como o European Industrial Pharmacists Group.
  • Consolidar projetos iniciados no primeiro mandato, garantindo os resultados esperados e promovendo a inovação e a investigação em unidades industriais.”

 

Lista I

De acordo com o portal da OF, eis os elementos que constituem a lista:

  • Presidente: Maria Paula Azevedo Teixeira (CP 8191)
  • Maria Gabriela da Conceição Leitão Lourenço (CP 8023)
  • Maria Teresa Neto Murta (CP 8196)
  • António Joaquim Antunes Bica (CP 10350)
  • João Carlos da Conceição Lopes (CP 10745)
  • Manuel Filipe de Andrade Vicente (CP 13352)
  • Ana Margarida Dias Henriques (CP 13668)

 

As eleições

As eleições para os órgãos nacionais e regionais da Ordem dos Farmacêuticos vão decorrer entre os dias 1 e 8 de fevereiro de 2025.

O sufrágio vai decorrer exclusivamente com recurso ao voto eletrónico, através de uma plataforma específica que garante a autenticidade e o caráter secreto do voto de cada eleitor, bem como a auditabilidade de todo o processo eleitoral.