EMA alerta para potenciais erros de medicação devido a alteração de seringa de fármaco para epilepsia 74

O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), elaborou uma comunicação direta aos profissionais de saúde (DHPC) relativa à alteração da seringa de dosagem – incluída na embalagem do medicamento Keppra e Levetiracetam UCB 100 mg/ml solução oral – para crianças com idades entre os 6 meses e os 4 anos (frasco de 150 ml).

A seringa de dosagem de 3 ml, segundo explica a EMA no seu portal, está a ser substituída por uma de dosagem de 5 ml, logo a DHPC visa informar os profissionais de saúde sobre o risco potencial de erros de medicação devido à alteração do volume da seringa doseadora.

Deste modo, ao prescrever e dispensar levetiracetam (Keppra e Levetiracetam UCB) solução oral com a nova seringa de 5 ml, os profissionais de saúde “devem informar os prestadores de cuidados sobre a alteração do volume da seringa doseadora”, defende o PRAC.

A DHPC para o Keppra e o Levetiracetam UCB será agora enviada ao Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) e, uma vez adotado, será divulgado aos profissionais de saúde pelos titulares de autorizações de introdução no mercado, de acordo com um plano de comunicação acordado, e publicado na página de comunicações diretas para profissionais de saúde e nos registos nacionais dos Estados-Membros da UE.

O Keppra e o Levetiracetam UCB são medicamentos utilizados no tratamento da epilepsia, isoladamente ou em associação com outro medicamento antiepilético.