A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, a comercialização na União Europeia (UE) da vacina Nuvaxovid, da Novavax, contra a covid-19, para pessoas com mais de 18 anos.
De acordo com um comunicado divulgado, a autorização de entrada no mercado foi dada após a EMA ter concluído que os dados sobre a vacina satisfaziam os critérios da UE em termos de eficácia, segurança e qualidade.
Os dados dos dois estudos efetuados mostram uma eficácia de cerca de 90% para a estirpe original do SARS-CoV-2 e algumas variantes, como a Alpha e a Beta. Relativamente às outras variantes, como a Ómicron, os dados são ainda limitados.
A Nuvaxovid é a quinta vacina a receber autorização para ser comercializada na UE, depois da BioNtech-Pfizer, Moderna, Astrazeneca e Johnson & Johnson.
A autorização é válida para os 27 Estados-membros, contudo a vacina da Novavax não deverá ser utilizada em Portugal uma vez que, segundo foi adiantado em julho, não está incluída no planeamento da vacinação contra a covid-19.