Durante a reunião de junho, o Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a recusa das autorizações de introdução no mercado de dois fármacos.
No site da EMA, é especificado que se trata do Masitinib AB Science (masitinib), um medicamento destinado ao tratamento da esclerose lateral amiotrófica, uma doença rara do sistema nervoso que conduz à perda da função muscular e à paralisia.
Porém, também o Syfovre (pegcetacoplan), para o tratamento da atrofia geográfica secundária à degenerescência macular relacionada com a idade, uma doença macular progressiva da retina que causa uma diminuição gradual da visão, principalmente em pessoas idosas, foi “chumbado”.
Autorização não renovada
O CHMP recomendou ainda a não renovação da autorização condicional de introdução no mercado do Translarna (ataluren), um fármaco para o tratamento da distrofia muscular de Duchenne com mutação sem sentido, uma doença genética caracterizada pela perda progressiva de músculo.
Retirada do pedido
Foi ainda retirado um pedido de autorização inicial de introdução no mercado ao etexilato de dabigatrano Teva (etexilato de dabigatrano), que se destinava à prevenção de acontecimentos tromboembólicos venosos.