Foi publicado o guia informativo sobre “Medicamentos biossimilares na UE”, elaborado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em colaboração com a Comissão Europeia (CE) e peritos científicos dos Estados-Membros da UE.
Os biossimilares são medicamentos com elevado grau de similaridade com medicamentos biológicos a nível de estrutura, atividade biológica, perfil de eficácia, de segurança e de imunogenicidade.
Segundo Guido Rasi, diretor executivo da EMA, o objectivo deste guia foi “facultar aos profissionais de saúde informações de referência, tanto de caráter científico como regulamentar, subjacentes à utilização dos biossimilares”.
“Uma vez que os profissionais de saúde estão na linha da frente dos cuidados prestados aos doentes, é essencial que estes tenham acesso a informações fiáveis sobre os referidos medicamentos: o que são e quais os princípios científicos que sustentam o seu desenvolvimento clínico, a sua aprovação e monitorização da segurança”, acrescenta Guido Rasi, no prefácio do documento.
Consulte aqui o Guia Informativo.