Diabetes e perda de peso: EMA lança recomendações para combater escassez de agonistas dos recetores GLP-1 443

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Heads of Medicines Agency (HMA), através do Executive Steering Group on Shortages and Safety of Medicinal Products (MSSG), emitiram recomendações para fazer face à escassez dos agonistas dos recetores do péptido-1 (GLP-1), semelhante ao glucagon, Ozempic (semaglutido), Saxenda (liraglutido), Trulicity (dulaglutido) e Victoza (liraglutido), que estão autorizados para o tratamento da diabetes, para a gestão do peso em determinadas condições ou para ambas.

Em comunicado, a EMA refere que, desde 2022, tem havido um aumento da procura de alguns destes medicamentos, associado a outras questões, como restrições de capacidade de fabrico, o que levou a uma escassez em toda a União Europeia (UE). Neste sentido, alerta que, por exemplo, a sua utilização para perda de peso relacionada com questões estéticas está a agravar a escassez existente.

Além disso, ainda de acordo com a EMA, a elevada procura destes medicamentos atraiu também a atividade criminosa, aumentando o risco de entrada no mercado de produtos falsificados, com graves consequências para a saúde pública.

Deste modo, os Estados-Membros devem considerar, em conjunto com os titulares de autorizações de introdução no mercado (AIM), medidas para controlar e otimizar a distribuição destes medicamentos.

Para obter uma visão global da forma como os agonistas dos recetores do péptido-1 são utilizados na vida real, o MSSG concordou em efetuar um estudo baseado em dados do mundo real (através do DARWIN EU).

Porém, o MSSG deixou já algumas recomendações aos titulares de AIM, como aumentarem a capacidade de fabrico, continuarem a colaborar com as autoridades reguladoras para assegurar a coordenação e garantir que as mensagens que utilizam para promover estes medicamentos foram aprovadas pelas autoridades reguladoras.

Os titulares de AIM devem também, como ainda aconselhado pelo MSSG, considerar a implementação de campanhas de sensibilização sobre a gestão do peso e atividades educativas sobre a atual escassez e as suas implicações para a prática clínica.

A fim de obter uma visão global da situação, discutir e identificar possíveis soluções adicionais, o MSSG está a organizar um workshop, a decorrer a 1 de julho, que reunirá os principais intervenientes, incluindo reguladores internacionais, para discutir medidas adicionais para melhorar o fornecimento de medicamentos agonistas dos recetores GLP-1 na UE/EEE.