Ema Paulino: ANF no Rumo Certo 1733

Passaram quase três anos desde que me candidatei, pela primeira vez, à Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF). O propósito com que eu e a equipa que me tem acompanhado o fizemos foi o de dar um novo rumo à ANF. Chegados aqui, temos a certeza de que este foi o rumo certo.

Durante este período, fomos responsáveis por alcançar grandes conquistas para as farmácias com forte impacto na vida das pessoas. Sentados de forma responsável e construtiva à mesa, influenciámos positivamente as políticas públicas. As farmácias passaram a ser uma voz ouvida e respeitada pelos diferentes centros de decisão e pelos vários protagonistas do setor da Saúde. Não menos relevante, conseguimos atingir os melhores resultados económicos da ANF dos últimos dez anos e contribuímos para a melhoria global dos indicadores económicos das farmácias.

As farmácias assumiram um papel absolutamente essencial na testagem durante a pandemia, bem como, mais recentemente, contribuíram com resultados históricos na vacinação da população quer contra a gripe quer contra a COVID-19. Depois de vinte anos de reivindicação, a dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares concretizou-se. Demos início ao processo de renovação da terapêutica para pessoas com doença crónica, suportado no acesso ao histórico de prescrições e dispensas. As farmácias não só cumpriram as expetativas, como as superaram.

É com confiança que me recandidato a Presidente da Direção da ANF. Faço-o com uma equipa unida, coesa, focada na missão de defender os interesses das farmácias e bem alicerçada nos resultados alcançados. A Lista E apresenta-se com um programa ambicioso assente numa visão de futuro para o nosso setor.

Daremos continuidade ao esforço desenvolvido para termos, atualmente, uma situação financeira equilibrada na Associação, procurando acelerar a resolução dos constrangimentos financeiros da ANF ainda existentes. Vamos, assim, reforçar o investimento no desenvolvimento do setor e nos serviços prestados às Farmácias.

Depois de conseguirmos a atualização, em alta, do preço dos medicamentos em 2023, contrariando a tendência de degradação do mercado farmacêutico registada nos últimos 20 anos, vamos continuar no rumo certo de promoção da sustentabilidade e capacidade económico-financeira das farmácias. Este é um objetivo essencial para garantir o seu desenvolvimento e a prestação de um melhor serviço à sociedade, propondo medidas para aumentar as suas receitas e reduzir os seus custos operacionais.

Daremos continuidade à estratégia de contratualização com o Serviço Nacional de Saúde. Estamos, como nunca, em posição de intervir na definição das políticas públicas de saúde e de promover uma revisão mais vantajosa das remunerações dos serviços para as farmácias. Resultado do reconhecimento público e de um trabalho de colaboração institucional com os decisores políticos e parceiros no setor da saúde.

A Lista E representa confiança, segurança e estabilidade. É a continuidade de um trabalho que fala por si. Um trabalho sério, de afirmação das farmácias, que permitiu colocar a ANF NO RUMO CERTO.