EMA recomenda a aprovação de 8 medicamentos 378

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou, na sua reunião de setembro (16-19 de setembro), a aprovação de oito medicamentos.

O comité recomendou a concessão de uma autorização de introdução no mercado ao Elaher (mirvetuximab soravtansine), destinado ao tratamento de adultos com cancro do ovário, cancro das trompas de Falópio ou cancro peritoneal primário; assim como ao Hetronifly (serplulimab), para o tratamento do cancro do pulmão de pequenas células em fase extensa.

De acordo com o comunicado publicado no portal da EMA, o Hympavzi (marstacimab) recebeu um parecer positivo para o tratamento de episódios hemorrágicos em doentes com idade igual ou superior a 12 anos com hemofilia A ou B grave.

A Penbraya (vacina meningocócica conjugada dos grupos A, C, W, Y e do grupo B (recombinante, adsorvida)), indicada para a imunização contra a doença invasiva causada por Neisseria meningitidis – uma bactéria Gram-negativa, frequentemente referida como meningococo, que coloniza o trato respiratório superior e que, em alguns indivíduos, pode causar doença meningocócica invasiva grave e potencialmente fatal – recebeu, igualmente, um parecer positivo.

O Theralugand (cloreto de lutécio (177lu)), um precursor radiofarmacêutico, recebeu, igualmente, um parecer positivo. O fármaco, segundo o CHMP, só deve ser utilizado para a radiomarcação de medicamentos portadores que tenham sido especificamente desenvolvidos e autorizados para radiomarcação com cloreto de lutécio.

 

Biossimilares e genérico

O comité adotou pareceres favoráveis para o Afqlir (aflibercept) e o Opuviz (aflibercept), dois medicamentos biossimilares destinados ao tratamento da degenerescência macular relacionada com a idade.

Foi ainda recomendada a concessão de uma autorização de introdução no mercado para o Pomalidomide Teva (pomalidomida), um medicamento genérico para o tratamento do mieloma múltiplo, um cancro raro da medula óssea que afeta as células plasmáticas.