
O Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a aprovação de cinco medicamentos na sua reunião de março de 2025, que aconteceu de 24 a 27 de março.
Xoanacyl (complexo de coordenação de citrato férrico)
O comité recomendou, segundo noticiado no portal da EMA, a concessão de uma autorização de introdução no mercado para este fármaco, indicado para o tratamento da hiperfosfatemia concomitante (níveis elevados de fosfato no sangue) e da deficiência de ferro em adultos com doença renal crónica.
Ryjunea (atropina)
O CHMP adotou um parecer positivo para este medicamento, destinado a retardar a progressão da miopia em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 14 anos. A EMA informa que este fármaco foi apresentado no âmbito de um pedido híbrido, que se baseia, em parte, nos resultados de testes pré-clínicos e ensaios clínicos de um produto de referência já autorizado e, em parte, em novos dados.
O CHMP adotou ainda pareceres positivos para três medicamentos biossimilares:
- Jubereq (denosumab): Prevenção de acontecimentos relacionados com o esqueleto em adultos com doenças malignas avançadas que envolvem o osso e para o tratamento de adultos e adolescentes esqueleticamente maduros com tumor de células gigantes do osso.
- Qoyvolma (ustekinumab): Tratamento da psoríase em placas em adultos e crianças; e para o tratamento da artrite psoriática, da doença de Crohn e da colite ulcerosa em adultos.
- Osvyrti (denosumab): Tratamento da osteoporose em mulheres após a menopausa, em homens com cancro da próstata com risco aumentado de fraturas e cuja perda óssea está associada à ablação hormonal, e em pessoas cuja perda óssea está associada ao tratamento prolongado com glucocorticóides sistémicos.