
O Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a aprovação de vários medicamentos na sua reunião de janeiro.
O CHMP recomendou, como especificado no portal da EMA, a concessão de uma autorização de introdução no mercado para a Capvaxive (vacina conjugada polissacárida pneumocócica (21-valente)), destinada à prevenção de doenças invasivas e pneumonia causada pela bactéria streptococcus pneumoniae em adultos.
O comité adotou um parecer positivo para o Datroway (datopotamab deruxtecan) para o tratamento do cancro da mama e o Tivdak (tisotumab vedotin) recebeu um parecer positivo para o tratamento do cancro do colo do útero recorrente ou metastático.
O CHMP recomendou a concessão de uma autorização de introdução no mercado para a vacina Vimkunya, destinada a proteger os jovens a partir dos 12 anos de idade e os adultos contra a doença causada pelo vírus Chikungunya. O desenvolvimento da vacina “foi apoiado através do esquema PRIority MEdicines (PRIME) da EMA, que fornece apoio científico e regulamentar precoce e reforçado a medicamentos promissores com potencial para responder a necessidades médicas não satisfeitas”, refere a EMA.
O CHMP adotou ainda pareceres positivos para três medicamentos biossimilares: o Dyrupeg (pegfilgrastim), destinado a encurtar a duração da neutropenia (níveis baixos de neutrófilos) e a ajudar a prevenir a neutropenia febril após a quimioterapia; e o Pavblu (aflibercept) e o Skojoy (aflibercept), indicados para o tratamento da degenerescência macular neovascular relacionada com a idade e da deficiência visual relacionada com várias patologias.
Também o medicamento genérico Eltrombopag Accord (eltrombopag) recebeu um parecer positivo para o tratamento de adultos e crianças com trombocitopenia imune primária e trombocitopenia associada à hepatite C crónica.