EMA recomenda vacina da Moderna contra a covid-19 em crianças até 11 anos 613

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), recomendou que a vacina contra a covid-19, da Moderna, seja autorizada para a inoculação de crianças entre 6 e 11 anos.

A EMA decidiu estender a autorização de uso da Spikevax, que já tinha sido aprovada para adultos e crianças com 12 anos ou mais.

A dose a dar a crianças entre os 6 e os 11 anos, será de 50 microgramas, metade da que foi recomendado para as outras idades, e deverá ser administrada em duas injeções com quatro semanas de intervalo.

De acordo com a EMA, a dose de 50 microgramas produz nas crianças até 11 anos uma reação imunitária comparável à que se verifica com a dose superior em pessoas mais velhas.

A EMA considera que “a eficácia e a segurança da Spikevax em crianças com idades entre os 6 e os 11 são semelhantes às que se verificam em adultos”, e concluiu que “os benefícios da Spikevax neste grupo etário ultrapassam os riscos”, sobretudo em crianças em risco aumentado de contraírem formas graves de covid-19.

A Moderna ficou incumbida de dar à autoridade “atualizações regulares e fazer estudos para monitorizar a segurança e a eficácia da vacina”.

Para mais informações, consulte o comunicado da EMA.