O Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou, na passada sexta-feira, a aprovação de dez medicamentos na sua reunião de junho, conforme noticiado seu site.
São eles:
– Balversa (erdafitinib)
Para o tratamento de doentes adultos com carcinoma urotelial irressecável ou metastático, um cancro da bexiga e do sistema urinário.
– Eurneffy (epinefrina)
Um spray nasal para ser usado no tratamento de emergência contra reações alérgicas.
EMA recomenda autorização de spray nasal para tratar a anafilaxia
– mResvia (vacina de ARNm)
Prevenção, em adultos com 60 ou mais anos de idade, de doenças do trato respiratório inferior e de doenças respiratórias agudas causadas pelo vírus sincicial respiratório, um vírus respiratório comum. “Esta é a primeira vacina de ARNm dirigida a um agente patogénico diferente do SARS-CoV-2 que recebe um parecer positivo do CHMP”, é referido no site.
– Ordspono (odronextamab)
Para o tratamento do linfoma folicular e do linfoma difuso de grandes células B, dois tipos de cancro do sangue que afetam o sistema imunitário. Tendo o comité recomendado a concessão de uma autorização condicional de introdução no mercado.
– Piasky (crovalimab)
Usado no tratamento da hemoglobinúria paroxística nocturna, uma doença genética rara que provoca a degradação prematura dos glóbulos vermelhos pelo sistema imunitário e é potencialmente fatal.
– Tauvid (flortaucipir (18F)
Para a imagiologia cerebral por tomografia por emissão de positrões (PET) em doentes adultos com défice cognitivo que estão a ser avaliados para a doença de Alzheimer.
– Winrevair (sotatercept)
Tratamento de doentes adultos com hipertensão arterial pulmonar, uma doença rara, de longa duração, debilitante e potencialmente fatal, em que os doentes têm uma pressão sanguínea anormalmente elevada nas artérias dos pulmões. “Este medicamento foi apoiado através do regime de Medicamentos Prioritários (PRIME) da EMA, que fornece apoio científico e regulamentar precoce e reforçado a medicamentos promissores com potencial para responder a necessidades médicas não satisfeitas”.
– Steqeyma (ustekinumab)
Medicamento biossimilar para o tratamento de doentes adultos com doença de Crohn moderada a grave, psoríase em placas, psoríase em placas pediátrica e artrite psoriática.
– Enzalutamida Viatris (enzalutamida)
Medicamento genérico para o tratamento do cancro da próstata.
– Nilotinib Accord (nilotinib)
Fármaco genérico para o tratamento da leucemia mielogénica crónica com cromossoma Filadélfia positivo.