EMA: Relocalização para Portugal teria impacto de 1.300 milhões na economia 769

EMA: Relocalização para Portugal teria impacto de 1.300 milhões na economia

 


29 de agosto de 2017

A fixação da sede da EMA em Portugal iria contribuir para o crescimento da economia portuguesa, esta é a conclusão de um estudo da consultora Deloitte, solicitado pelo INFARMED, antes da candidatura portuguesa para acolher este organismo. Até 2030 o impacto direto estimado seria de 1.130 milhões de euros, bem como a criação de mais de 5.300 postos de trabalho.

«Ao contrário de outros investimentos, por exemplo em ventos, os quais têm um impacto económico circunscrito a determinado momento, a presença da EMA em Portugal permitiria assegurar um conjunto de benefícios duradouros»., lê-se no relatório ao qual o “DN” teve acesso.

A vinda da EMA também teria impacto na arrecadação de receitas fiscais, com a Deloitte a apontar para receitas potenciais, entre 2019 e 2030, de 163,8 milhões.

Além do impacto mais direto na economia, a relocalização da sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), traria, no entender da Deloitte, um rol de «externalidades positivas». Por exemplo «uma potencial atração de empresas da Indústria Farmacêutica, um crescimento da atividade do regulador nacional» ou a atração de maior investimento em I&D».