O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos empossou novos membros do Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares (CCEAR-OF), completando os órgãos sociais da OF para o triénio 2022-2024.
Eleitos por sufrágio no início do mês, os novos membros são presididos pela farmacêutica especialista Teresa Carvalho nos próximos três anos, sucedendo a Pedro Freitas, que fez parte do Conselho desde a sua criação, assumindo a presidência nos dois últimos mandatos. A passagem de testemunho foi assinalada na tomada de posse destes novos dirigentes da OF, “tendo o bastonário, o presidente cessante e a presidente eleita destacado alguns dos mais importantes desafios da especialidade no próximo mandato”, destaca a OF em comunicado.
O bastonário conferiu a posse aos farmacêuticos especialistas que compõem a partir de agora o novo CCEAR-OF: Teresa Carvalho, que preside, Dinah Duarte, Filipa Luz, Gilda Calado, Leila Almeida, Nuno Pires, Nuno Romão. O presidente cessante felicitou publicamente estes colegas pela eleição e endereçou votos de sucesso para o mandato que iniciam. “Foram as primeiras eleições para o CCEAR-OF com duas listas candidatas”, lembrou, o que considera ser uma demonstração de “vitalidade e interesse em fazer algo mais pela especialidade”.
A nova presidente realçou o “orgulho” que sente ao assumir a representação dos farmacêuticos especialistas em Assuntos Regulamentares, tendo sublinhado também a “confiança” e “espírito de missão” dos colegas agora empossados. Teresa Carvalho assume a presidência do CCEAR-OF numa altura de “grande desenvolvimento regulamentar a nível europeu”, com uma “agenda ambiciosa para os próximos anos”, considera. “Vamos acompanhar e analisar todas estas propostas legislativas”, assegurou a nova presidente, que espera contribuir para a “valorização e qualificação dos farmacêuticos nesta área profissional”, conclui.
Dirigindo-se aos novos membros empossados, o responsável da OF transmitiu a “confiança da Direção Nacional no trabalho que vão desenvolver”, sublinhando a importância da sua colaboração na discussão de matérias de relevância profissional. “Precisamos da vossa visão e expertise, para aconselhar, recomendar ou apresentar a visão dos farmacêuticos sobre a regulamentação do setor, seja ela mais técnica, ou mais científica”, insistiu.
Helder Mota Filipe realçou também o momento particularmente desafiante proporcionado pela implementação de uma nova estratégia farmacêutica europeia, que esteve em consulta pública. “Também os especialistas em Assuntos Regulamentares serão chamados a contribuir para o fortalecimento e robustez do nosso sistema de saúde, atualmente sobre forte pressão e com um mercado farmacêutico em plena expansão e crescimento. Novos produtos, novos fármacos e dispositivos médicos, com resultados promissores e custos proibitivos que teremos de saber equilibrar, a bem do doente e do acesso à verdadeira inovação terapêutica”, disse o bastonário.