Encontro Holon: “Ter recursos não é só ter pessoas, é ter equipas” 825

A partir de Albufeira, o XVI Encontro Holon agregou mais de quatro centenas de profissionais com um lema em comum: “Fórmula H – Unidos para Vencer”. Nos dias 10 e 11 de novembro, os farmacêuticos do grupo contaram com uma panóplia diversificada de propostas programáticas, com valor acrescentado ao nível técnico e humano.

As discussões seriam abertas na sexta-feira (10), com um dos pontos altos do Encontro. Nuno Machado, diretor de Projetos e Serviços do grupo, deu o pontapé de saída para a sessão “Fórmula da Evidência”, ao defender uma Farmácia clínica mais focada no profissional e menos no “profissionaloide”, que se limita a dispensar mediante hipotéticos objetivos de venda. Por isso, atestou, o foco na prestação de serviços farmacêuticos é para manter.

Isabel Jacinto, diretora-executiva da Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão, foi a primeira convidada do painel a intervir, e reiterou à plateia que “para se ser farmacêutico é preciso vocação e aptidão” para gerir os anseios daqueles que a si recorrem, marcando as suas histórias de vida. Por sua vez, Nuno Cardoso, membro da Comissão Executiva da ANF, lembrou que perante uma “rede capilar, temos de ter a ambição de sermos cada vez mais uma Farmácia de intervenção clínica que possa complementar o Serviço Nacional de Saúde”.

As farmácias Diamantino e Vitória conquistaram os melhores posters do evento, pelo que as suas representantes – Natália Oliveira e Tânia Coelho, respetivamente – subiram a palco para apresentar resultados e debater.

Workshops, motivação e reconhecimento

No sábado (11), o segundo e último dia do Encontro, a manhã começou com quatro workshops. A atualização de conhecimentos relativamente ao tratamento da obesidade, numa relação entre a farmacoterapia e a nutrição, e a estratégia de capacitação da presença das farmácias no digital foram dois dos temas abordados.

Seguiu-se uma palestra motivacional com o ativista e surfista de ondas gigantes Hugo Vau, que através da sua história de vida, repleta de desafios superados com trabalho de equipa e confiança, deixou uma mensagem de união imprescindível para os profissionais farmacêuticos. A tarde ficaria também marcada pela apresentação dos objetivos da Estrutura Central para o próximo ano e um momento de team building com os participantes. “Ter recursos não é só ter pessoas, é ter equipas”: esta foi uma das mensagens a fixar pela audiência.

Para a noite ficaria reservada a gala dos Prémios Holon, onde a Farmácia Holon Campo Grande foi a grande vencedora, ao conquistar o principal prémio – Farmácia do Ano – e o galardão de Produtos Holon. “Se houvesse dúvidas acerca da Holon, os Prémios Almofariz são mais uma razão”, garantiu Hermínio Tavares, diretor-geral, ao lembrar as premiações das farmácias Diamantino e Almancil em outubro passado.

Poderá ler a reportagem completa do Encontro Holon na edição de dezembro da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.