Endo compra Auxilium por cerca de 2,6 mil milhões de dólares 745

Endo compra Auxilium por cerca de 2,6 mil milhões de dólares

10 de outubro de 2014

A Endo anunciou um acordo definitivo quanto à compra da Auxilium Pharmaceuticals. A aquisição será realizada através de uma transação em dinheiro e ações, avaliada em 33,25 dólares por ação ou em cerca de 2,6 mil milhões de dólares.

Rajiv De Silva, CEO da Endo, realçou que «ao adquirirmos o portefólio comercial da Auxilium, acreditamos que este negócio vai ao encontro da nossa estratégia de acrescentar valor e de criar oportunidades de crescimento», avançou o “FirstWord”.

No mês passado, o conselho de administração da Auxilium determinou que a anterior proposta de aquisição da Endo, avaliada em 2,2 mil milhões de dólares «não era superior» a um acordo de fusão existente com a QLT. «Estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo com a Auxilium, que acreditamos que vai criar valor para os acionistas da Endo e também da Auxilium», comentou De Silva, acrescentando que «pretendemos contribuir para que a Auxilium ocupe uma posição de liderança na área da saúde masculina e ambicionamos aumentar a nossa capacidade de I&D e de recursos financeiros para acelerar o crescimento do Xiaflex».

A Endo realçou que a aquisição da Auxilium levará a empresa a apresentar «uma oferta mais vasta de produtos de Urologia e Ortopedia» que é complementar aos medicamentos da empresa para homens e para a dor. A Endo notou que espera «aumentar a adoção e o desempenho» do Xiaflex (colagenase de clostridium histolyticum) e acelerar o desenvolvimento da aplicação do produto noutras patologias.

O Xiaflex foi autorizado nos EUA e na Europa para o tratamento da contratura de Dupuytren e a Food and Drug Administration alargou a utilização do medicamento, ao incluir a doença de Peyronie, em dezembro do ano passado.

As empresas realçaram que o acordo, que representa um acréscimo de 55% ao preço definido pela Auxilium a 16 de setembro, dia em que a Endo fez sua primeira proposta pública, foi aprovado por unanimidade por ambos os conselhos de administração. As farmacêuticas indicaram que os termos acordados incluem um mecanismo de eleição para os acionistas da Auxilium decidirem se o negócio será realizado em dinheiro e ações, apenas em ações ou simplesmente em dinheiro.

A Endo avançou que o negócio deverá estar concluído no primeiro semestre de 2015 e ser imediatamente lucrativo, acrescentando que espera alcançar a partir das sinergias de custos aproximadamente 175 milhões de dólares anuais.

De acordo com as empresas, a Auxilium desistiu da proposta de fusão com a QLT, antes de entrar em acordo com a Endo. Como tal, a Auxilium vai pagar uma taxa de 28,4 milhões de dólares para pôr fim ao negócio, avaliado em 346 milhões de dólares, que foi parcialmente projetado para reduzir a fatura fiscal, ao prever a transferência da sede da empresa para o Canadá. O presidente da QLT, Jason Aryeh, disse que «estamos obviamente desapontados com o facto de a fusão com a Auxilium não ter sido concluída. À luz deste desenvolvimento, vamos imediatamente avaliar todas as opções estratégicas potenciais».