Endo quer adquirir Auxilium por 2,2 mil milhões de dólares 503

Endo quer adquirir Auxilium por 2,2 mil milhões de dólares

18 de setembro de 2014

A Endo International revelou ter apresentado uma proposta para adquirir todas as ações disponíveis da Auxilium Pharmaceuticals, por 28,10 dólares por ação,  numa transação em dinheiro e em ações, avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, segundo o “FirstWord”.

Rajiv De Silva, chefe executivo da Endo, disse, que «a proposta proporcionará aos acionistas da Auxilium um prémio substancial e um valor líquido imediato… bem como a oportunidade de participar no potencial crescimento de uma empresa líder no ramo da saúde». De Silva acrescentou que «a adequação estratégica é extremamente elevada e também é o género de negócio perfeito para nós. Trata-se de algo que adquire valor num curto período de tempo, são produtos aos quais podemos acrescentar valor».

A Endo observou que os doze produtos da Auxilium, aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) nas áreas de Urologia e Ortopedia, complementam o portfólio da empresa, com tratamentos para a dor e para a saúde masculina. A farmacêutica também afirmou que pretende melhorar o desempenho do Xiaflex (collagenase clostridium histolyticum) da Auxilium, acelerar o seu desenvolvimento para atuar sobre outros potenciais sintomas e, ainda, otimizar o extenso portfólio da Auxilium.

O Xiaflex foi autorizado nos EUA e na Europa para o tratamento da contratura de Dupuytren e a FDA alargou as indicações do fármaco, ao incluir a doença de Peyronie, em dezembro do ano passado. No mês passado, a Auxilium revelou dados positivos de estudos de fase intermédia do Xiaflex, para o tratamento da vulgarmente conhecida por celulite. Analistas da RCB Capital preveem que esta terapia, que gerou 29 milhões de dólares em receitas no segundo trimestre, se tornará mais lucrativa se for aprovada para uso cosmético.

A Endo revelou ainda que os acionistas podem esperar beneficiar de oportunidades significativas geradas pela sinergia, fruto da fusão, para além dos 75 milhões de dólares que a Auxilium espera poupar em despesas operacionais anuais, como parte da sua reestruturação, anunciada recentemente. A Endo prevê que a transação vai rapidamente valorizar a empresa, momentos antes do fecho do negócio e especialmente após a sua concretização.

A Endo completou um rol de aquisições no ano passado. Mais recentemente acordou a compra da DAVA Phamaceuticals, por 600 milhões de dólares, em junho. A farmacêutica concordou adquirir a NuPathe, por 105 milhões de dólares, e a Paladin, por 1,6 mil milhões de dólares.

Entretanto, a Auxilium entrou num acordo de fusão com a QLT, avaliado em cerca de 850 milhões de dólares, em junho. No entanto, De Silva disse que «a nossa oferta é apenas para a Auxilium», acrescentando que «vamos deixar que a administração e o conselho da Auxilium tirem as suas próprias conclusões sobre a forma como veem o nosso negócio versus a transação com a QLT».