Enfermeiros do hospital de Santarém iniciam hoje greve de quatro dias
19 de Agosto de 2014
Os enfermeiros do hospital de Santarém iniciam hoje uma greve de quatro dias em protesto contra o incumprimento dos horários de trabalho e pela rápida admissão de mais profissionais naquela unidade de saúde.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Guadalupe Simões, disse à agência “Lusa” que o que está em causa é a «falta de 170 enfermeiros» naquele hospital, «quando deveria ter um quadro com 570 profissionais», e a consequente «rutura nos serviços prestados ao nível dos serviços de urgência e internamento, a rutura iminente nos cuidados intensivos, e um caos instalado no serviço de medicina».
A dirigente sindical apontou como motivos para a realização da greve o «incumprimento dos horários legais de trabalho, a exigência de uma rápida admissão de mais profissionais naquela unidade de saúde, e o pagamento do trabalho extraordinário», entre outras questões.
A dirigente sindical destacou ainda «a escassez e a redução do número de elementos por turno», uma situação que, destacou, «dá origem a uma carga excessiva de trabalho» aos enfermeiros.
Organizada pelo SEP, a greve teve início hoje às 08:00, e prolongar-se-á até às 24:00 de dia 22 de agosto, sexta-feira.