Ensaio clínico Bial: Um dos cinco voluntários hospitalizados já teve alta 588

Ensaio clínico Bial: Um dos cinco voluntários hospitalizados já teve alta

20 de Janeiro de 2016

Um dos cinco voluntários que se encontrava hospitalizado, na sequência de um acidente que ocorreu durante um ensaio clínico da Bial, em França, já regressou a casa.

Este participante não apresentava quaisquer sintomas, tendo sido internado preventivamente.

Dois outros voluntários já foram transferidos para hospitais das suas áreas de residência, mantendo-se internados no Hospital Universitário de Rennes dois voluntários, avançou o laboratório português, em comunicado.

A empresa revelou ainda que os exames médicos realizados apresentam um quadro positivo.

Em comunicado, a Bial relembrou que as moléculas sujeitas a um ensaio de fase I apresentavam um perfil de segurança e tolerabilidade que permitiu que fosse testada em voluntários saudáveis.

Este ensaio incluiu um total de 116 voluntários, dos quais 84 tomaram o composto experimental previamente, não tendo apresentado qualquer efeito secundário grave ou moderado.

Assim que tomou conhecimento da ocorrência de um efeito adverso grave manifestado num paciente a 11 de janeiro, a Bial tomou de imediato a decisão de suspender a medicação a todos os participantes no ensaio, lê-se no comunicado.

A Bial revelou tem uma equipa em Rennes a colaborar com as diversas entidades e autoridades envolvidas no apuramento das causas que estiveram na origem do acidente. Para a empresa farmacêutica é uma «prioridade absoluta encontrar as causas deste grave incidente, tenha ele sido causado pelo composto ou por outra razão externa que desconhecemos».