As declarações sobre o ensino da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas elaboradas pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP) em 2016 para orientar o processo de reforma do ensino (as ‘Declarações de Nanjing’) foram atualizadas e publicadas a 7 de novembro.
As declarações originais, segundo relata a FIP, no seu portal, foram desenvolvidas durante a Conferência Global da FIP sobre Educação em Farmácia e Ciências Farmacêuticas em Nanjing, China, tendo a atualização sido conduzida por um grupo consultivo composto por membros das seis regiões da Organização Mundial da Saúde.
Deste modo, as declarações atualizadas refletem acontecimentos recentes e significativos no domínio da saúde a nível mundial, como a pandemia de COVID-19, o estado do ensino superior em diferentes regiões, as atualizações das regiões da OMS relativamente ao estado atual da saúde e o que se antevê em termos de futuro da prática da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas.
As declarações atualizadas estão organizadas em oito domínios:
1) Visão global partilhada;
2) Processo de admissão dos estudantes;
3) Ensino básico;
4) Competências profissionais;
5) Ensino experimental;
6) Recursos e pessoal académico;
7) Garantia e avaliação da qualidade;
8) Investigação.