Entregues os prémios da 7ª edição do estudo Benchmarking Saúde 853

A GS1 Portugal, promoveu um evento subordinado ao tema “Colaboração como Driver da Supply Chain na Saúde”, no qual foram entregues os prémios da 7ª edição do estudo Benchmarking Saúde.

Do lado dos Laboratórios, a Perrigo venceu nas categorias de Armazenistas, Parafarmácias de Retalho e Grupos de Farmácias, enquanto o galardão de Farmácias foi entregue à GSK Consumer.

Do lado dos Clientes, na categoria Parafarmácia de Retalho a vencedora foi a marca Bem-Estar da insígnia Pingo Doce; em Armazenistas venceu a Alliance Healthcare e, a Rede Claro ganhou o prémio na categoria de Grupos de Farmácias.

Já no que respeita ao evento, destacou-se a importância da rastreabilidade e codificação neste setor como forma de promover a segurança dos pacientes.

Hugo Pedrosa, Engagement Manager da IQVIA, referiu que a pandemia trouxe uma rutura de stocks em medicamentos para o tratamento de patologias crónicas em ambulatório, assim como teve um impacto significativo em consultas de prevenção, cuidados primários, especialidades, diagnóstico e tratamento.

Indicou ainda que a pandemia trouxe também oportunidades que podem e devem ser aproveitadas. “A telemedicina e novos serviços da farmácia, tornando-as mais próximas do paciente, são também tendências que devem ser mantidas”, acrescentou.

Hugo Pedrosa referiu a importância que o e-commerce ganhou no setor, alertando, para os perigos da contrafação e para a necessidade do desenvolvimento de mecanismos de defesa para o consumidor.

No Painel de Debate sobre Fatores de estrangulamento e Boas Práticas de Eficiência – Colaboração como fator crítico de sucesso para a eficiência, indústria e laboratórios, armazenistas e farmácias, partilharam a sua realidade, reforçando a confiança, a segurança, a transparência e a colaboração como pilares da cadeia de abastecimento da saúde.

Em todas as intervenções, ao longo do painel de debate, ficou clara a importância dada pelos vários players à colaboração e à partilha de informação como formas de melhorar os resultados e tornar a cadeia de de valor cada vez mais segura e eficiente.