ERS investiga longas esperas por colonoscopia 790

22 de Junho de 2015

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) está a investigar os longos tempos de espera para se realizarem colonoscopias.

 

Segundo a associação Europacolon fazer uma colonoscopia em Lisboa – exame essencial para a deteção de um cancro nos intestinos – demora oito meses. 

 

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo adianta que no final de 2014 a espera num hospital do SNS em toda a região para a realização dos exames era de quatro meses. Por causa das dificuldades na zona de Lisboa, há quem faça mais de 100 quilómetros para conseguir ter acesso aos exames através do SNS.

 

«Tendo presente as recentes notícias referentes a dificuldades de acesso a estes exames, o conselho de administração da ERS deliberou, no passado dia 17, proceder à abertura de um processo de averiguações para avaliar a situação atual do acesso dos utentes do SNS a colonoscopias na região de Lisboa e Vale do Tejo», adiantou ao “DN” a ERS, reforçando que acompanha «permanentemente a situação».

 

Em 2009 recomendou às Administrações Regionais de Saúde (ARS) que tomassem medidas urgentes para terem uma rede de convencionados capazes de realizar colonoscopias em «tempo útil».