ERS: Serviços do Centro Hospitalar do Alto Ave distinguidos 534

ERS: Serviços do Centro Hospitalar do Alto Ave distinguidos

30 de dezembro de 2014

O Centro Hospitalar do Alto Ave foi distinguido com a classificação máxima nas áreas de Cirurgia de Ambulatório, Cuidados Intensivos, Ginecologia e ao nível dos procedimentos de segurança, adequação e conforto das instalações, informou a unidade de Guimarães.

Em comunicado enviado hoje à agência “Lusa”, aquele centro hospitalar, composto pelos hospitais de Guimarães e de Fafe, adiantou assim os resultados do projeto Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAIS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Avaliando os últimos dados do SINAIS, atesta-se a «continuidade do cumprimento global dos indicadores avaliados pela ERS, concretamente na avaliação sobre excelência clínica», afirma a unidade de Guimarães.

Quanto à Unidade de Guimarães, o texto destaca «os resultados de excelência clínica de nível III (o mais elevado) nas áreas de Cirurgia de Ambulatório, Cuidados Intensivos e Ginecologia. Assim como o mesmo nível de excelência máximo ao nível dos procedimentos de segurança e adequação e conforto das instalações».

O comunicado refere ainda que em áreas como a Cardiologia, Cirurgia Vascular e Obstetrícia, «vários indicadores concretos avaliados atingiram também o nível máximo».

Quanto a Fafe, o texto destaca «o nível de avaliação máximo de excelência clínica quanto a Cirurgia de Ambulatório e também no âmbito dos procedimentos de segurança do doente».

Perante os resultados divulgados, «o Centro Hospitalar congratula-se por manter a adequação e cumprimento global dos indicadores avaliados ao longo dos últimos anos, sendo mesmo destacado com excelência máxima, nas várias avaliações, em relação a algumas áreas como mulher e criança (Obstetrícia / Ginecologia e Pediatria / Neonatologia), cirurgia de ambulatório e cuidados intensivos».

O SINAIS, explica o texto, «é um sistema de avaliação da qualidade global dos serviços de saúde, em Portugal continental que visa facultar aos utentes informação, apresentada de forma clara e simples, sobre os níveis de qualidade disponíveis nos diversos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde de Portugal».

O comunicado explana ainda que aquele sistema «garante o acesso dos utentes a informação adequada e inteligível acerca da qualidade dos cuidados de saúde nos diversos prestadores, promovendo a tomada de decisões mais informadas».