Escola Nacional de Saúde Pública apresenta o Lado B da Literacia, podcast Saúde que Conta 39

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) acaba de lançar o primeiro episódio do “Lado B da Literacia, podcast Saúde que Conta”. A cada episódio, diferentes convidados, conduzidos pela especialista em Literacia em Saúde Ana Rita Pedro (ENSP NOVA), irão refletir sobre o lado menos óbvio desta temática, dar a conhecer os bons exemplos que merecem ser partilhados e propor ideias sobre novos caminhos a seguir. Uma reflexão diferente, em que a ENSP NOVA pretende trazer temas pertinentes para a ordem do dia e potenciar o seu debate e reflexão, contribuindo para decisões mais informadas e mais saúde para todos.

Numa linguagem informativa, mas descontraída, a literacia em saúde vai ser abordada de uma forma positiva e construtiva, com o objetivo de analisar em que medida pode verdadeiramente transformar a gestão individual da saúde e consequente o seu impacto na vida de cada um. Em cada episódio os convidados, cujos percursos profissionais estão intimamente relacionados com as temáticas em foco, partilham exemplos, narrativas e caminhos.

O primeiro episódio do “Lado B da Literacia”, com o título “Literacia em saúde na era dos porquês”, propõe um olhar global sobre o conceito de literacia em saúde, reforçando a sua importância individual e social. Conta com a participação de Ana Escoval (Administradora Hospitalar e Investigadora do CHRC – ENSP), Miguel Arriaga (Diretor da Direção de Prevenção de Doenças e Promoção da Direção Geral da Saúde) e Paulo Santos (Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar).

“É com grande entusiasmo que a ENSP NOVA vê nascer este projeto, que cimenta a importância de a academia trabalhar em proximidade com a comunidade e que reforça o trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área, em diferentes cursos e projetos. Consideramos fundamental que comunidade científica encontre novas formas de comunicar e partilhar ciência, o que se torna ainda mais determinante numa era em que o mundo digital nos aproxima e que pode ser verdadeiramente uma ferramenta impulsionadora das transformações de que precisamos. No Lado B da Literacia procuramos explorar temas menos óbvios da Literacia em Saúde, com uma visão mais intimista e reflexiva de assuntos sobre os quais é premente refletir e em cada episódio um diálogo sincero sobre estas temáticas com verdadeiro conhecimento de causa. O resultado são conversas enriquecedoras e construtivas, de partilhas e ideias”, esclarece Ana Rita Pedro, investigadora da ENSP NOVA e anfitriã do projeto.

Ao longo de 12 episódios, serão várias as temáticas abordadas, desde a capacitação para um uso adequado dos serviços de saúde, o papel da literacia em saúde na área da saúde mental e bem-estar, o acesso a informações de saúde em populações vulneráveis, o papel dos media na informação sobre saúde, entre outros, terminando nos desafios e oportunidades que o futuro nos reserva.

Entre os convidados contam-se profissionais diferenciados de diferentes áreas como: Adalberto Campos Fernandes (ex-ministro da saúde), Carmen Garcia (enfermeira e influenciadora também conhecida como “A Mãe Imperfeita”), Carlos Oliveira (Presidente da ADEXO – Associação Portuguesa de Pessoas que vivem com obesidade), Conceição Calhau (docente, nutricionista e escritora do livro “Deixemo-nos de Tretas”); Manuel Magalhães (médico e criador da página de Instagram “o pediatra”), Ricardo Baptista Leite (médico, docente, ex-deputado), Sónia Dias (Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública); Constantino Sakellarides (especialista em Saúde Pública), entre muitos outros.

O podcast surge integrado no projeto “Saúde que Conta”, uma iniciativa da ENSP NOVA com o apoio da Lilly Portugal, que, desde 2011, aborda temas com impacto na comunidade, nos custos em saúde e na economia, contribuindo para uma maior informação, acompanhamento, apoio e literacia em saúde.

O Lado B da Literacia encontra-se disponível aqui (https://open.spotify.com/show/1kl3ed8maEGoSnLZ9HBzOZ) e é lançado um novo episódio a cada quinta-feira, às 21h00.