“Escolha proteger-se”. DGS reforça recomendações para prevenir a covid-19 no Verão 870

A quatro dias do início do verão (21 de junho), a Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a destacar um conjunto de recomendações para uma maior prevenção de contágios do novo coronavírus SARS-CoV-2.

A DGS lembra que o uso de máscara continua a ser obrigatório em serviços de saúde, (farmácias incluídas), nos lares e instituições de acolhimento e nos transportes públicos. A sua recomendação também se mantém para pessoas vulneráveis e para quem contacta com estas, em espaços fechados e ainda em aglomerados.

Caso os cidadãos apresentem sintomas para a covid-19 (nomeadamente tosse, febre e dores de cabeça), a DGS reforça que devem ficar em casa, realizar um autoteste e ligar para a linha SNS 24, no caso deste apresentar um resultado positivo, seguindo-se o isolamento profilático. “Seja um agente de saúde pública”, reforça a entidade.

Segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a média de infeções diárias passou de 25.042 para os 17.204 num período de cinco dias a nível nacional, sendo ainda mais baixo no continente (15.954). O Rt entre 6 e 10 de junho foi de 0,87 no país, quando no anterior relatório era de 0,98.