Com o início do ano, surgem sempre as resoluções de Ano Novo e a prática de desporto é uma delas. A prática desportiva é muito apreciada pelos portugueses. De facto, os dados mais recentes mostram que, por cada 1000 habitantes, a taxa de praticantes de desporto federado é de 46,5%.
Quando se trata de melhorar o rendimento e obter melhores resultados desportivos, os cuidados de saúde oral são importantes. Segundo o Consejo General de Dentistas de Espanha, a presença de cáries não tratadas, gengivite ou periodontite podem provocar tendinites ou dores musculares (mialgias) nos desportistas; o bruxismo pode provocar/potencializar desordens temporomandibulares, contraturas musculares e até más oclusões que podem levar a problemas posturais, o que aumenta o risco de lesões.
Estes problemas podem afetar qualquer atleta, desde um amador a um profissional que se dedique exclusivamente ao desporto. De acordo com o estudo “Oral health and performance impacts in elite and professional athletes”, 29,9% dos atletas profissionais inquiridos sentem dores orofaciais, 9% têm dificuldade em participar em treinos e competições, 5,8% são afetados no seu desempenho desportivo e 3,8% são forçados a reduzir o volume do seu treino.
No entanto, quando os atletas consideram o tratamento ortodôntico, muitas vezes perguntam-se se é possível combiná-lo com a sua prática desportiva sem a alterar e sem quaisquer riscos, especialmente se estiverem envolvidos desportos de contacto. Ao contrário dos aparelhos ortodônticos convencionais, que podem causar lesões orais durante o treino físico5, os aligners transparentes da Align Technology não só permitem que o atleta continue a comer como deseja, como também são mais confortáveis do que os aparelhos convencionais6 e possibilitam a prática de qualquer desporto sem medo de se magoar durante a sua utilização. Com os aparelhos convencionais isso também é possível, mas muitas vezes são necessários dispositivos complementares para proteger todas as partes moles orais de qualquer agressão involuntária causada por uma atividade desportiva específica.
Segundo a Dr.ª Teresa Pinho, Ortodontista e Invisalign clinical speaker “manter uma boa saúde oral ajuda a melhorar o desempenho e a prevenir lesões. Os atletas amadores e profissionais enfrentam um maior risco de lesões orais do que os não atletas, porque podem não receber orientação e/ou formação suficiente sobre a proteção mais adequada”.
Os aligners transparentes da Align Technology, cortados com base na linha da gengiva de cada paciente, proporcionam conforto, estética e um sistema de força otimizado para o movimento dos dentes. Em desportos de contacto, como o boxe, o tratamento com brackets e fios não é recomendado devido ao risco de lesões. No entanto, os aligners transparentes por si só já fornecem essa proteção.
Uma boa saúde oral é benéfica para todos, pois pode reduzir o risco de contrair infeções orais. “A boca é muitas vezes considerada como um espelho do corpo: só uma boca saudável permitirá que um atleta tenha um desempenho mais eficiente”, reforça o Dr. João Cerejeira, Ortodontista e Invisalign clinical speaker.
Os aligners transparentes da Align, sendo amovíveis, promovem uma melhor higiene oral. Os pacientes tratados com Invisalign têm melhor saúde periodontal/gengival e maior satisfação durante o tratamento ortodôntico do que os pacientes tratados com aparelhos fixos6. Estes não só permitem uma escovagem completa, como também permitem o uso de fio dentário, o que não é tão fácil com os aparelhos fixos convencionais.
É importante ressaltar que o tratamento com aligners transparentes deve ser prescrito por um dentista ou Ortodontista, após a realização de uma avaliação e diagnóstico detalhados do paciente. O acompanhamento de um especialista, garante o resultado do tratamento do paciente. “Os problemas funcionais oclusais e as DTM (desordens temporomandibulares) afetam a postura e a marcha. Os problemas de postura e oclusão podem influenciar o desempenho, aumentar o risco de lesões e atrasar a reabilitação física no desporto”, alertam os médicos.
O apoio do Ortodontista ocorre durante todo o tratamento, desde a primeira consulta até ao final, o que permite acompanhar a evolução do tratamento e fazer os ajustes necessários, sempre com o objetivo de alcançar o melhor resultado, funcional e esteticamente, para o paciente.