Inspirado no modelo Citizen´s Assembly e Deliberative Toolbox da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “pretende criar um espaço de reflexão que ajude a modernizar a Ordem e a reforçar o potencial de intervenção da profissão farmacêutica, tendo em consideração a segurança e o bem-estar dos cidadãos e a realização profissional dos farmacêuticos”, lê-se num comunicado que acrescenta ainda: “Este projeto inicia-se com a seleção, de forma automática e de participação facultativa, de um painel de farmacêuticos representativos das diferentes áreas profissionais, inscritos na OF e com menos de 35 anos”.
Numa primeira fase, será solicitado o preenchimento de um questionário para avaliar expetativas, preferências e preocupações em torno da atividade farmacêutica. Os farmacêuticos selecionados vão integrar o grupo de reflexão para discussão e deliberação de propostas para o desenvolvimento da Ordem e da profissão, a apresentar à Direção Nacional da OF.
“A Ordem apela ao envolvimento de todos os jovens farmacêuticos neste projeto inovador, impulsionado pelos colegas e entidades que integram o CJF”, refere ainda.
O questionário será remetido a todos os farmacêuticos que se inserem no público-alvo deste estudo e, se manifestarem esse interesse no próprio questionário, poderão participar nas fases subsequentes do projeto.