Estado paga 880 euros por cada dia de internamento no SNS 839

Cada internamento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) custa 880 euros por dia, em média. O valor é suportado pelo Estado, cabendo ao doente pagar as taxas moderadoras.

A média é calculada a partir dos custos de vários casos. O internamento de um doente com traumatismos múltiplos e significativos custa ao Estado 1.949 euros por dia, um queimado 1.238 euros e uma parturiente ou grávida 250 euros, de acordo com um relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

No relatório, a ERS explica que «aqueles 880 euros são um valor médio marcadamente influenciado pelo preço da diária» dos grupos de diagnóstico homogéneos de «maior complexidade e custo associado», o que equivale a dizer que são os internamentos mais complexos e onde os doentes exigem cuidados médicos acrescidos que fazem subir a média do internamento.

O mesmo relatório aponta para um preço médio de 332 euros de diária de internamento numa unidade hospitalar privada. Quando se analisa o preço da diária dos hospitais privados, há que ter em conta que não incluem, segundo o regulador, o custo de tratamentos mais específicos como a oncologia e o facto de não formarem médicos nem fazerem transplantes.

O relatório conclui que os preços do SNS são tendencialmente «inferiores» quando comparados com os das unidades hospitalares privadas. A única excepção aparente são os preços das diárias de internamento.

A ERS diz que a «flexibilização dos preços praticados pelos hospitais do SNS» pode tornar estas unidades mais competitivas e apetecíveis para os «mercados internacionais de cuidados de saúde e mercados nacionais fora do SNS». Mas isso tem riscos que «interessa acautelar à partida», escreve a ERS no relatório, citada pelo “Expresso”.