Como escolhemos os produtos que compramos?
A necessidade é o fator mais importante que leva à compra de produtos e serviços, é o catalisador que desencadeia a decisão de compra. Uma pessoa que compra uma garrafa de água identifica como sua necessidade a sede. Nestes casos há etapas que geralmente estão ausentes da decisão como o são a procura de informação e a avaliação de alternativas. Estes dois passos são importantes quando um indivíduo compra produtos ou serviços caros como computadores, automóveis ou telemóveis.
Quando reconhecemos a nossa necessidade em relação a determinado produto / serviço, tentamos reunir a máxima informação que pudermos, podendo absorver informações através de diversas fontes: pessoais (conversas com amigos e familiares por exemplo); comerciais (publicidade, vendedores, embalagens, lojas, entre outros); públicas (televisão, rádio, revistas) e experienciais (pela própria experiência com o próprio produto ou marca).
Nos produtos de Saúde e Bem-Estar a escolha é…
Quando temos a necessidade de adquirir um produto de saúde e bem-estar, o cuidado é redobrado, e antes de darmos esse passo, vamos investigar. Como?
1º Lemos os rótulos das embalagens dos produtos das categorias que pretendemos comprar, sobre os seus ingredientes, as dosagens recomendadas e os possíveis efeitos colaterais;
2º Pesquisamos a reputação da marca e verificamos se é reconhecida por desenvolver produtos de alta qualidade, seguindo as boas práticas de produção;
3º Consultamos um profissional de saúde se tivermos alguma dúvida se o tipo de produto é adaptável ao nosso corpo e saúde ou se recomendam outro.
A Escolha do Consumidor ouviu os consumidores para identificar quais os fatores que os levam a escolher produtos de várias categorias de consumo, nomeadamente: Antienvelhecimento, Papas Infantis, Produtos de Incontinência, Produtos para Bebé, Cremes para Muda da Fralda, Dietas de Emagrecimento, Hiperpigmentação, Toalhitas para Uso Pessoal e Higiene Oral.
Nos produtos dermatológicos importa ser adequado para cada tipo de pele, hipoalergénico, testado clinicamente com eficácia comprovada e composto por ingredientes de origem natural e antioxidantes.
Já nos produtos de utilização para uso pessoal e diário é valorizada a adaptabilidade do produto às características de cada corpo e necessidade, a presença de componentes benéficos para a saúde, a capacidade de prevenção de qualquer tipo de patologias, recomendações médicas e a isenção de testes em animais.
A Saúde e Bem-Estar é uma das categorias analisadas que mais impacto traz na vida das pessoas. E onde produtos, aparentemente, tão simples como um creme para evitar a assadura do rabinho de um bebé, pode fazer toda a diferença.
Foram nove marcas vencedoras deste setor este ano, que através dos seus produtos promovem o bem-estar aos consumidores.
Na decisão desta Escolha do Consumidor estiveram as toalhitas para uso pessoal, WATERWIPES que hidratam, amaciam e suavizam a pele do bebé, sem irritar, prevenindo o eritema da fralda, tendo como aliado na limpeza e proteção do rabinho do bebé, a dupla de cuidados HALIBUT Muda Fraldas® Linimento e HALIBUT Muda Fraldas® Creme Protetor – a preferida dos consumidores há 10 anos consecutivos e ainda a HALIBUT Muda Fraldas® Pomada Reparadora em caso de assadura. Já a gama URIAGE Bebé por ser Segura, Técnica e de grande Conforto é, sem dúvida, a melhor opção para garantir que a pele do bebé mantenha o equilíbrio natural da pele que está em fase de “construção”. Na alimentação do bebé, as papas infantis da NUTRIBÉN são a especialidade da marca há mais de 60 anos e a escolha dos consumidores com um grau de satisfação de 83%.
Para as peles mais adultas, a FILORGA destacou-se com uma gama única de cuidados cosméticos antienvelhecimento, onde a beleza e a ciência está presente no ADN da marca, sendo recomendada por médicos e farmacêuticos. Para a Hiperpigmentação da pele, o destaque foi para a EUCERIN que há mais de 100 anos se dedica à ciência do cuidado da pele e revolucionou o cuidado antimanchas com a gama Anti-Pigment, clinicamente comprovada na redução de manchas e aprovada pelos consumidores com 83% de satisfação.
Numa vertente mais relacionada com a saúde, as cuecas para a incontinência urinária AUSONIA DISCREET foram reconhecidas por serem as mais discretas, seguras e confortáveis, permitindo os consumidores fazerem as suas vidas com normalidade sem constrangimentos. Na higiene oral, os produtos da ORAL-B (escovas de dentes, pastas de dentes, fio dental e lavagem da boca), proporcionam uma sensação de limpeza profissional todos os dias, sendo desta forma a marca preferida dos portugueses com 90% de satisfação.
Para perda de excesso de peso, a Dieta EASYSLIM distingue-se através do seu programa de perda de peso, de acompanhamento semanal, apresentando resultados comprovados cientificamente.
Todas estas marcas/produtos vencedores Escolha do Consumidor da categoria Saúde e Bem-Estar encontram-se disponíveis nas farmácias e parafarmácias.