A Rede Europeia de Agências de Medicamentos (HMA, na sigla em inglês), em conjunto com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), atualizou a sua estratégia quinquenal a fim de a alinhar com as metas e objetivos até 2028. Inicia-se agora o processo de consulta pública com a finalidade de se aferir se a proposta de Estratégia conjunta (EMANS) 2025-2028 responde às necessidades das partes interessadas, dos parceiros e do público em geral.
O período de consulta decorre até 30 de novembro deste ano, segundo refere a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), no seu portal.
A proposta de Estratégia conjunta tem em conta os progressos realizados até à data, no âmbito da Estratégia 2021-2025, bem como a necessidade de adaptação a iniciativas emergentes, avanços tecnológicos, desafios ambientais e outros desenvolvimentos rápidos que estão a remodelar o panorama regulamentar.
A proposta tem seis áreas estratégicas, que incidem “sobre a acessibilidade; os dados, a digitalização e a inteligência artificial; a ciência regulamentar, inovação e competitividade; a resistência antimicrobiana e outras ameaças para a saúde; a disponibilidade e cadeias de abastecimento e a sustentabilidade da Rede”, informa o Infarmed.
O questionário da consulta pública foi concebido para simplificar o processo de submissão de contributos, permitindo, por isso, inserir os respetivos comentários em cada uma das metas e objetivos nas várias áreas estratégicas.
Pode aceder aos documentos e a mais informações aqui.