Estratégia da Rede Europeia de Agências de Medicamentos em consulta pública 580

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou que já está disponível, para consulta pública até 4 de setembro, a estratégia conjunta para os próximos cinco anos, desenvolvida com os chefes das agências nacionais de medicamentos (HMA – Heads of Medicines Agencies) nos países europeus.

“O projeto de estratégia detalha como a rede de agências europeias de medicamentos pode continuar a permitir o fornecimento de medicamentos seguros e eficazes que atendam às necessidades dos pacientes, face dos desafios colocados por desenvolvimentos cada vez mais acelerados na ciência, medicina, tecnologias digitais, globalização, bem como ameaças emergentes à saúde, como a pandemia covid-19”, indica o comunicado da EMA.

Esta Estratégia assenta em seis áreas prioritárias: disponibilidade e acessibilidade de medicamentos; análise de dados, ferramentas digitais e transformação digital; inovação; resistência antimicrobiana e outras ameaças emergentes à saúde; desafios da cadeia de suprimentos; e
Sustentabilidade da rede e a excelência operacional.

“Todas as partes interessadas, incluindo o público, podem fornecer opiniões sobre o documento de estratégia preliminar até 4 de setembro de 2020 por meio de um questionário online“, indica a EMA.

O comunicado indica ainda que “o projeto de estratégia foi desenvolvido em consulta com a Comissão Europeia (CE) e os temas-chave estão alinhados com os abrangidos pela CE para uma nova Estratégia Farmacêutica”.

“Após a consulta pública, os comentários das partes interessadas e do público serão analisados ​​e considerados na versão final do documento. Um resumo dos comentários será publicado no momento da publicação da estratégia final”, conclui a EMA.

Pode consultar o comunicado da EMA aqui.