Estudantes da FFUP criam associação que apoia acesso a medicamentos 2128

Estudantes da FFUP criam associação que apoia acesso a medicamentos

18 de Fevereiro de 2015

Um grupo de estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) criou a Associação Cura +, com o intuito de «alargar o conceito de voluntariado social ao setor farmacêutico», lê-se num comunicado enviado pelos alunos.

A Associação Cura + tem como missão «a conceção, execução e o apoio a programas e projectos de cariz social que visem melhorar a qualidade de vida de indivíduos carenciados, através da realização de ações de voluntariado no setor farmacêutico, na promoção da educação e no acompanhamento social», acrescentam os estudantes.

Atualmente o principal projeto desenvolvido pela Associação Cura+ é o “Porto com + Saúde”, que pretende facilitar o acesso à medicação aos cidadãos com carências económicas.

Este projeto, inicialmente como projeto-piloto, será implementado na freguesia da Vitória, que representa cerca de 20% da área total do Núcleo Histórico do Porto.

Neste momento, a Associação Cura+ conta já com mais de 60 voluntários e, recentemente, venceu o Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia promovido pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), na categoria de Responsabilidade Social.