Estudo: 63% dos idosos continuam com anticorpos contra a covid-19 seis meses após a vacinação 545

Segundo um estudo, orientado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), cerca de 63% dos idosos, com mais de 70 anos, têm anticorpos contra o novo coronavírus durante um período de seis meses após a vacinação.

Este estudo abrangeu um total de 260 idosos de cinco lares (três do concelho de Almeirim e dois das Forças Armadas) em que um total de 98% continuava com anticorpos contra o SARS-COV-2 depois de ultrapassados os seis meses da administração da vacina.

Em declarações à Agência Lusa, o imunologista e coordenador do estudo, Carlos Penha-Gonçalves, explicou que se começa a registar um decréscimo do número de anticorpos após seis meses de ser tomada a vacina.

“Espera-se que as pessoas tenham desenvolvido memória imunológica que lhes permitirá combater a infeção em subsequentes contactos com o vírus: esse é o princípio da vacinação”, revelou.

Num comunicado enviado à Lusa, o IGC confirma que a diminuição dos anticorpos ocorre com maior rapidez nas faixas etárias mais elevadas, com especial incidência nos idosos com mais de 70 anos.