EUA autorizam vacina contra a gripe para autoadministração 135

Os Estados Unidos da América (EUA) autorizaram, na sexta-feira (20) a primeira vacina contra a gripe para autoadministração, sem ajuda de um profissional de saúde, em formato de spray nasal.

A vacina FluMist, produzida pela AstraZeneca, já tinha sido autorizada há vários anos pela Food and Drug Administration (FDA) para pessoas com idades entre os dois e os 49 anos. Os menores não devem administrá-la sozinhos, mas os pais ou cuidadores podem fazê-lo.

Esta é uma “nova opção para receber uma vacina segura e eficaz contra a gripe sazonal, potencialmente mais prática, mais flexível, e mais acessível para as pessoas e as famílias”, afirmou o diretor do Centro de Avaliação e Investigação Biológica da FDA, Peter Marks, citado pela Agência France Presse, segundo a Lusa.

Ainda será necessário uma receita para ter acesso à vacina, através de uma farmácia online, detalhou a FDA. De acordo com a AstraZeneca, esta opção estará disponível a partir do próximo outono.

A autorização desta vacina é “um passo importante para tornar as vacinas mais acessíveis”, considerou um dos responsáveis da AstraZeneca, Iskra Reic.

O principal efeito secundário da FluMist, que contém um vírus vivo enfraquecido, poderá ser febre, em crianças com idades entre os dois e os seis anos.

Mais de 200 milhões de doses já foram distribuídas em todo o mundo no passado.

A gripe causou a morte de 4.900 a 51 mil pessoas anualmente, entre 2010 e 2023, nos Estados Unidos, segundo as autoridades de saúde norte-americanas.