EUA: Despesa com medicamentos sujeitos a receita médica aumentou 3,2% em 2013 693

EUA: Despesa com medicamentos sujeitos a receita médica aumentou 3,2% em 2013
17-Abr-2014

Um relatório da IMS Health revela que a despesa com medicamentos sujeitos a receita médica nos EUA subiu 3,2% no ano passado para os 329.2 mil milhões de dólares, após uma descida de 1% na despesa em 2012.

Murray Aitken, diretor executivo do IMS Instituto for Health Informatics, assinalou que «2013 foi marcante para o aumento da utilização dos pacientes do sistema de saúde norte-americano», acrescentando que «o crescimento da despesa com medicamentos continua com níveis historicamente baixos apesar de um pequeno aumento significativo no ano passado», citou o “Firstword”.

O documento atribui o aumento na despesa com medicamentos nos EUA a um menos número de patentes a expirar, a um crescimento da despesa com medicamentos inovadores e a um aumento do uso do sistema de saúde por parte dos pacientes. Especificamente, o relatório indicou que a expiração de patentes reduziram a despesa em cerca de 19 mil milhões de dólares em 2013 versus 29 mil milhões de dólares em 2012, enquanto que os medicamentos de marca sofreram um aumento de preços, o que fez acrescer à despesa em medicamentos 4 mil milhões de dólares face ao ano anterior.

O relatório aponta igualmente que foram lançadas 36 novas entidades, o valor mais elevado numa década, e que inclui novos fármacos em oncologia, hepatite C, diabetes, esclerose múltipla e um recorde em medicamentos órfãos.