EUA investigam aumento do preço dos genéricos 503

EUA investigam aumento do preço dos genéricos

17 de Abril de 2015

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA vai investigar o aumento dos preços de medicamentos genéricos no país.

De acordo com o “FirstWord”, um relatório, elaborado recentemente pela IMS Health, mostra que os gastos associados a prescrições de medicamentos nos EUA cresceram 13,1% no ano passado, para 373,9 mil milhões de dólares, sendo considerado o maior aumento desde 2001.

 

Por sua vez, a análise de dados do Centers for Medicare e do Medicaid , cerca de 10% dos genéricos mais do que duplicaram o preço neste último ano, enquanto que metade dos fármacos genéricos registaram um aumento de preço entre 2 de julho de 2013 e 30 de junho de 2014.

O Senador Bernie Sanders, que desencadeou o processo de inquérito, disse que «os medicamentos genéricos têm o propósito de tornar os tratamentos economicamente acessíveis… Temos de compreender este enorme aumento de preços». Sanders acrescentou que «é inaceitável que os norte-americanos paguem os preços mais elevados do mundo referentes a prescrições de medicamentos».

Em outubro do ano passado, Sanders e Elijah E. Cummings, membro do House Committee on Oversight and Government Reform, escreveram a 14 empresas farmacêuticas, incluindo a Actavis, Mylan e Teva, a solicitar «informação sobre a subida dos preços cobrados pelos medicamentos genéricos». Sanders e Cummings realçaram que «as empresas se recusaram a disponibilizar registos significativos», o que levou à criação desta investigação formal, encabeçada pelo HHS.