EUA: Número de casos de sarampo subiu para 351 170

Os surtos de sarampo na zona ocidental do Texas e no Novo México ultrapassaram os 350 casos combinados e duas pessoas não vacinadas morreram de causas relacionadas com o sarampo.

O sarampo, causado por um vírus altamente contagioso que é transmitido pelo ar e se espalha facilmente quando uma pessoa infetada respira, espirra ou tosse, pode ser prevenido através de vacinas e foi considerado eliminado dos Estados Unidos desde 2000.

Este ano, o país já registou mais casos de sarampo do que em todo o ano de 2024, segundo os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos na semana passada.

Autoridades de saúde do estado do Texas informaram, no sábado, segundo a Lusa, que havia 30 novos casos de sarampo desde terça-feira, elevando o total para 309 em 14 condados – a maioria no oeste do Texas.

Mais quatro pessoas foram hospitalizadas, num total de 40 e três novos condados do Texas registaram casos como Garza, Hockley e Hale.

As autoridades sanitárias do Novo México anunciaram três novos casos na sexta-feira, elevando o total do estado para 42. A maior parte dos casos registam-se no condado de Lea, onde duas pessoas foram hospitalizadas, e dois no condado de Eddy.

No mês passado, uma criança em idade escolar morreu de sarampo no Texas e, na semana passada, o Novo México registou a sua primeira morte relacionada com o sarampo num adulto.