EUA solicitam informações de 14 farmacêuticas perante aumento do preço dos genéricos 400

EUA solicitam informações de 14 farmacêuticas perante aumento do preço dos genéricos

13 de outubro de 2014

Dois membros do Congresso norte-americano escreveram a 14 farmacêuticas, incluindo a Actavis, Mylan e Teva, solicitando «informações sobre os crescentes preços que têm cobrado por medicamentos genéricos», segundo o “FirstWord”.

Elijah E. Cummings, membro do House Committee on Oversight and Government Reform, observou que «é surpreendente verificar que os preços destes medicamentos aumentaram apenas em relação ao ano passado e nós queremos saber o motivo».

As cartas enviadas citam dados da Healthcare Supply Association, referentes a aquisições recentes de 10 medicamentos genéricos por empresas, nos últimos dois anos. Os dados mostram, por exemplo, que o preço do sulfato de albuterol, que é usado para tratar a asma e outras doenças do pulmão, aumentou 4.014%, enquanto o custo do antibiótico doxycycline cresceu 8.281%. Para além disso, o preço do glycopyrrolate, que é utilizado para prevenir a arritmia durante a cirurgia, aumentou 2.728%.

O senador, Bernard Sanders, comentou que «é inaceitável que os americanos paguem, até ao momento, os preços mais elevados do mundo pela prescrição de medicamentos». Sanders, que preside o Subcommittee on Primary Health and Aging, Senate Committee on Health, Education, Labor and Pensions, acrescentou que «os medicamentos genéricos foram criados para tornar a medicação acessível a milhões de americanos. Temos de explorar ao máximo esta enorme subida de preços».

Os congressistas pediram às empresas, incluindo a Apotex, a Dr. Reddy’s Laboratories, a Endo International e a Sun Pharmaceutical que facultassem informação desde 2012 até ao presente, incluindo as receitas totais brutas fruto da venda dos medicamentos, os valores pagos pelos fármacos, os fatores que contribuíram para o aumento dos preços e a identidade dos responsáveis das empresas pela definição dos preços.

Também foram abordadas outras empresas, nomeadamente a Global Pharmaceuticals, Heritage Pharmaceuticals, Lannett, Marathon Pharmaceuticals, Par Pharmaceutical, West-Ward Pharmaceutical e a Zydus Pharmaceuticals.

Comentando o assunto, um porta-voz da Dr. Reddy’s revelou que «a empresa está a preparar a resposta à notificação enviada e acredita que vai ser bem-sucedida nas respostas às questões colocadas», acrescentando que a farmacêutica «não aumentou os preços dos produtos mencionados na notificação».