Eurodeputados vão discutir hepatite C no Parlamento Europeu 535

Eurodeputados vão discutir hepatite C no Parlamento Europeu

06 de Fevereiro de 2015

O eurodeputado do PS, Carlos Zorrinho, juntamente com duas eurodeputadas espanholas do PSOE, Soledad Cabezón Ruiz e Iratxe García Pérez vão levar a discussão ao Parlamento Europeu, na próxima quarta-feira, as dificuldades no acesso a medicamentos inovadores, particularmente para tratar a hepatite C.
 
«A saúde não é uma questão europeia, mas quisemos fazer um debate global sobre o acesso a medicamentos inovadores», explicou ao “Jornal de Negócios” Carlos Zorrinho. A ideia é, depois do debate, criar uma resolução do Parlamento Europeu que contenha recomendações para instituições como a Comissão Europeia, para que estas possam «criar um procedimento negocial» que sirva de guia para os estados-membros.
 
«A posição negocial [de cada país] era muito mais forte se houvesse uma espécie de mandato europeu, um acordo entre vários países», resume. É que «estão vidas em jogo» e apesar de as farmacêuticas operarem no mercado, «não pode ser um mercado totalmente livre».
 
O preço exigido pela Gilead pelo medicamento considerado milagroso, devido às taxas de cura que rondam os 90%, começou nos 90 mil euros, baixou entretanto para 48 mil euros e, segundo revela o “Diário de Notícias”, já ronda os 24 mil euros.