Europa aprova medicamento da Servier contra o cancro colo-retal metastático 976

Europa aprova medicamento da Servier contra o cancro colo-retal metastático

09 de Maio de 2016

A Comissão Europeia concedeu a autorização de comercialização ao trifluridina/tipiracilo (Lonsurf), um medicamento da Servier, conhecido como TAS-102, na União Europeia (UE), para o tratamento de doentes adultos com cancro colo-retal metastático (CCRm).

O Lonsurf é um medicamento anticancerígeno, de administração oral, composto pela associação de trifluridina (FTD) e tipiracilo (TPI), cujo mecanismo de ação é concebido para manter a atividade clínica.

«De acordo com os dados do estudo RECOURSE, a trifluridina/tipiracilo, em comparação com o placebo, pode aumentar a sobrevida dos doentes com cancro colo-retal metastático refratário reduzindo o risco de morte», afirmou o professor Eric Van Cutsem, MD, PhD, do Departamento de Oncologia Digestiva, dos Hospitais da Universidade de Leuven, na Bélgica.

«A associação de trifluridina e tipiracilo ataca diretamente o ADN das células do tumor, o que reduz o crescimento  das  células cancerígenas. Esta abordagem luta contra o cancro de forma diferente dos tratamentos anteriormente administrados, permitindo assim retardar a evolução do cancro, em vez de se voltar ciclicamente às terapias já utilizadas».
 
«Com esta aprovação, estamos a cumprir a promessa de disponibilizar um novo tratamento para os doentes com cancro colo-rectal metastático em estado avançado, em toda a Europa» disse U. Marion Schrenk, responsável Médica Mundial no Departamento de Oncologia da Servier.

«Estamos entusiasmados com esta importante etapa, que demonstra o compromisso da Servier na melhoria da vida dos doentes com cancro. A trifluridina/tipiracilo, ao também demonstrar eficácia no aumento da sobrevida livre de progressão da doença, assim como na manutenção do score de capacidade funcional ECOG, permite aos doentes ter mais tempo para momentos de vida importantes», acrescentou, em comunicado.

A decisão da CE segue o parecer positivo do Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) que recomendou a provação de trifluridina/tipiracilo, em fevereiro de 2016.