Europa coordenada no tratamento da hepatite C 23 de junho de 2014
Portugal saudou a proposta de França para a criação de uma plataforma de troca de informações sobre preços e protocolos de utilização de medicamentos para o tratamento da hepatite C, de acordo com informação divulgada hoje no portal do Ministério da Saúde. A medida foi proposta no último Conselho Ministerial de Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO) da União Europeia no dia 20 de junho.
Os participantes do Conselho EPSCO reconheceram que os preços praticados são insustentáveis para os orçamentos da Saúde dos Estados-membros da União Europeia (UE), por isso, a maioria vê com bons olhos uma iniciativa conjunta que melhore a coordenação e partilha da informação, e permita aos doentes o acesso aos tratamentos.
De acordo com o portal do Ministério da Saúde, foi ainda proposto «o estabelecimento de princípios comuns na constituição de bases de dados para caracterização dos doentes, obtenção de dados de efetividade dos tratamentos e definição de metodologias e abordagens comuns em situações resultantes das características dos medicamentos em causa», tendo sido sublinhada «a importância da partilha de informação entre as autoridades no que diz respeito às negociações com a indústria farmacêutica». |