EUROPSO exige ação para corrigir as disparidades nos cuidados de saúde para a psoríase 214

No início da Semana Europeia da Psoríase, a EUROPSO, Federação Europeia das Associações de Psoríase, chama a atenção para a necessidade urgente de acesso completo ao tratamento para indivíduos que vivem com psoríase em toda a Europa.

Apesar dos muitos avanços feitos na área da saúde e do número substancial de opções terapêuticas disponíveis para as pessoas com psoríase, o tratamento continua inacessível para muitos devido a barreiras sistémicas.

A EUROPSO, em comunicado, alerta que a iniciativa EU Healthier Together, “embora louvável nos seus esforços para abordar grandes doenças não transmissíveis, infelizmente negligenciou o impacto significativo da psoríase em seis milhões de europeus que atualmente vivem com esta condição. Esta omissão reforça a necessidade de um esforço coletivo para resolver as lacunas no acesso ao tratamento para os pacientes com psoríase”.

“A psoríase afeta milhões de pessoas em toda a Europa, mas o acesso ao tratamento continua desigual”, alerta Jan Koren, presidente da EUROPSO, acrescentando que “é imperativo que eliminemos estas lacunas para garantir que todas as pessoas que vivem com psoríase tenham a oportunidade de receber os cuidados que merecem, no país onde residem”.

Um dos principais desafios para alcançar o acesso completo ao tratamento da psoríase é “a escassez de profissionais de saúde com expertise em condições dermatológicas ou reumatológicas. Além disso, as disparidades socioeconómicas entre e dentro dos países europeus agravam ainda mais a questão, deixando muitos sem acesso a medicamentos e terapias vitais”, refere a EUROPSO.

Apesar destes desafios, a federação continua dedicada a defender os direitos dos pacientes com psoríase. Através de iniciativas como a Semana Europeia da Psoríase, a organização visa aumentar a conscientização e mobilizar apoio para mudanças políticas que melhorem o acesso ao tratamento e cuidados para todas as pessoas afetadas pela psoríase.