Covid-19: Fabricante de vacinas da Índia destrói 100 milhões de doses expiradas 531

O Serum Institute of India (SII), responsável por 90% das inoculações contra a covid-19 na Índia, revelou ter destruído 100 milhões de doses da sua vacina Covishield, com validade entretanto expirada.

“As vacinas de reforço não têm procura, pois as pessoas parecem cansadas da covid, […] honestamente, também já estou farto, estamos todos”, afirmou o CEO Adar Poonawalla esta quinta-feira (dia 20), citado pela BBC.

O SII é o maior fabricante de vacinas do mundo e é responsável pela versão local da vacina da AstraZeneca. Mais de dois mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram administradas na Índia, sendo que 90% dizem respeito à Covishield. Cerca de 70% da população indiana já recebeu, pelo menos, duas doses.

A produção Covishield parou em dezembro do ano passado devido à procura reduzida. No entanto, e apesar de vacinar grande parte da população em 2022, o SII tinha 100 milhões de doses em stock, entretanto expiradas em setembro. No encontro anual da Rede de Fabricantes de Vacinas de Países em Desenvolvimento, o CEO da SII abriu a possibilidade de a população tomar a dose de reforço à covid-19 quando recebe anualmente a da gripe.

“Mas na Índia não existe uma cultura de tomar uma vacina todos os anos, como no Ocidente”, disse, ao explicar que a SII completou os testes para a dose de reforço da Covovax, que deverá ser aprovada em duas semanas.