
A Faes Farma (grupo espanhol) vai adquirir a Edol, laboratório 100% português, focado principalmente em produtos farmacêuticos na área da oftalmologia.
O Jornal de Negócios noticia que, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CNVM, em espanhol), a Faes Farma informa que celebrou, esta terça-feira, um contrato de compra e venda, sujeito a condições prévias, que devem ser cumpridas até ao final de junho, para a aquisição de 100% do capital da Edol, avaliada em 75 milhões de euros, montante do qual será descontada a dívida financeira líquida.
A Edol opera fundamentalmente nas áreas de oftalmologia, dermatologia, dermocosmética e otorrinolaringologia, embora a primeira seja a principal. Segundo a informação remetida pela Faes Farma ao regulador do mercado espanhol, a empresa familiar fechou o ano passado com uma faturação acima dos 30 milhões de euros.
Este aquisição “representa um novo marco estratégico no compromisso da Faes Farma para com o crescimento e a internacionalização, reforçando, além disso, o posicionamento no mercado português, onde o grupo Faes Farma está presente há mais de 80 anos”, refere a companhia, citada pelo Jornal de Negócios.
“Com esta operação, a Faes Farma duplicará tanto as suas vendas como o EBITDA [resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] em Portugal”, acrescenta.
De acordo com a Faes Farma, a conclusão do negócio está sujeito ao cumprimento satisfatório de diversas condições prévias antes do final de junho.