Farma Sessions: Da entrega de medicamentos ao domicílio à digitalização nas farmácias 1338

Decorreu na tarde desta quinta-feira, dia 17 de novembro, mais uma edição das Farma Sessions. Com o regresso ao formato presencial, a iniciativa promovida pela revista Farmácia Distribuição reuniu meia centena de profissionais para discutir o tema “Farmácia 3.0: Vencer o Desafio Digital”.

“O presente já é digital”. Foi desta forma que António Hipólito de Aguiar, moderador das Farma Sessions e vencedor do Prémio Especial Carreira nos Prémios Almofariz 2022, deu o pontapé de saída para uma sessão dedicada à Farmácia 3.0, onde a simples presença no digital, com um site ou redes sociais, já está ultrapassada.

A pandemia forçou uma aceleração dos processos digitais e cerca de 40% dos trabalhadores portugueses não regressaram totalmente ao escritório depois dos confinamentos coletivos, explicou Armando Mateus. Para o customer experience officer na TouchPoint Consulting Portugal e um dos Key Speakers da sessão, “as farmácias não são as mesmas” e “a tecnologia, o consumidor e a informação fazem parte de uma santa trindade que levará as farmácias ao futuro”. “A covid ficou na cabeça das pessoas, há menos visitas às lojas físicas”, reforçou.

O futuro já existe, quando se assiste à aprovação, por parte da autoridade norte-americana da saúde (FDA), de um medicamento produzido através de tecnologia de impressão 3D, ou quando se levanta a possibilidade de se entregar medicamentos ao domicílio com a mesma facilidade com que se entregam alimentos – com a ressalva de que “nenhuma das plataformas de entrega em casa tem capacidade para o fazer”.

“Já não conseguimos imaginar o mundo sem tecnologia”, garantiu, por sua vez, Vera Paulino, managing partner da YouthTribe e docente da Escola Superior de Comunicação Social. A Key Speaker do evento lembrou que 79% da população mundial joga online e que “mais tecnologia significa mais complexidade e competitividade”.

A covid-19, acredita, trouxe uma aceleração da digitalização. “Aquilo que o consumidor procura é conveniência, que no vosso setor é a proximidade, o fator motivacional de escolha da farmácia”, disse à audiência, garantindo que a farmácia física não deixará de ser importante, mas que a customização e interatividade são o caminho a seguir. Um pensamento a manter é a “criação de identidades e comunidades”.

As Farma Sessions decorreram no hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa

Seguiu-se um momento de debate com um painel composto por representantes diretamente ligados à Farmácia. Duarte Santos, presidente do Conselho Fiscal da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, defendeu que a “transformação digital é fundamental sob uma forma colaborativa” e reiterou que a cadeia de distribuição farmacêutica “é uma cadeia robótica que existe há muitos anos”, com avanços.

Sara Marques, presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos, deixou claro que “não vai ser o digital a organizar o que está desorganizado” e que “a transformação digital deve ser vista como um complemento” que poderá levar o “farmacêutico a sair da farmácia” e a apostar no atendimento domiciliário.

“Está na ordem do dia da Associação Nacional das Farmácias digitalizar as farmácias, que não seja só uma transformação eletrónica, mas digital”, reiterou, por sua vez, Francisco Barros, membro da direção da ANF, enaltecendo a importância da humanização digital. É preciso “provocar e estimular as farmácias”, apostando no marketplace e desenvolvendo a plataforma Farmácias Portuguesas. “Se antes tínhamos de ser rentáveis para sermos sustentáveis, hoje temos de ser sustentáveis para sermos rentáveis”, disse. É essencial olhar “para toda a realidade, ter um conceito holístico”.

Finalmente, Vasco Bettencourt, diretor da unidade de licenciamento Infarmed, assegurou que a Autoridade Nacional do Medicamento “procura ter sempre um papel adaptador e não de entrave a tudo aquilo que sejam inovações e melhorias na acessibilidade aos medicamentos, no próprio circuito do medicamento, para a própria viabilidade económica das farmácias, não esquecendo a capilaridade e acessibilidade que garantem”.

Pugnando por uma maior aposta na digitalização do setor, uma ideia foi transversal a todos os oradores: o digital veio para completar e não substituir o presencial. Leia o artigo completo na próxima edição de dezembro da revista Farmácia Distribuição

Até lá, poderá fazer a sua pré-reserva do vídeo integral da conferência, pelo valor especial de 6,50€, disponível apenas até dia 24 de Novembro. A partir de dia 25 o valor alterar-se-á.

Esta sessão FARMA SESSIONS é uma iniciativa da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, com o apoio da OCP Portugal e das Farmácias Holon. As revistas FARMÁCIA CLÍNICA e MARKETING FARMACÊUTICO, o Portal NETFARMA e a E-newsletter FARMANEWS são os media partners desta conferência.